segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Deputado da oposição quer que Dilma vá à Câmara explicar decreto sobre direitos humanos



DO Do R7

Raul Jungmann (PPS-PE) diz que ministra pode ter "vendido gato por lebre" a Lula

O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) vai pedir a convocação à Câmara da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para explicar o decreto presidencial que criou o PNDH-3 (Terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos), que prevê, entre outras a medidas, a criação de uma Comissão da Verdade para investigar a tortura e o desaparecimento de pessoas durante a ditadura militar de 1964.
Segundo a assessoria de imprensa do PPS, Jungmann vai requerer à Mesa Diretora da Câmara que Dilma vá a uma audiência pública na Casa prestar esclarecimentos sobre o objetivo do decreto.

- É importante esclarecer, principalmente, o papel da ministra Dilma neste caso, já que a Casa Civil é última instância por onde passa esse tipo de documento. Se o presidente, de fato, não tinha conhecimento da redação, é possível que a Casa Civil tenha vendido gato por lebre, tenha agido de má fé, é isso que precisa ser esclarecido.

O texto abriu uma crise entre os ministros Nelson Jobim (Defesa) e Paulo Vannuchi (Direitos Humanos). Eles chegaram a ameaçar entregar seus cargos. O requerimento deve ser apresentado após o reinício dos trabalhos do Congresso, que está em recesso parlamentar.

Colaboração desta postagem Vera Lucia Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário