terça-feira, 9 de março de 2010

Curitiba sedia a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras



O prefeito Beto Richa participou nesta terça-feira, 9, da apresentação da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras, que acontecerá nos auditórios da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, organizadora do evento.

Richa afirmou que apresentará as experiências inovadoras da cidade nas áreas de meio ambiente, transporte e em tecnologia. Richa abrirá a conferência, nesta quarta-feira,10, durante o painel "Reflorescimento das Cidades".

"Curitiba quer mostrar suas potencialidades e aprender com outras cidades novos conceitos em inovação e ações para enfrentar o aquecimento global", disse.

Richa dividiu a mesa de apresentação com o presidente da Fiep, Rodrigo Richa Loures, e o prefeito de Chattanooga, no Tennesse (EUA), Ron Littlefield; o vice-prefeito de Londres, Inglaterra, Richard Barnes; o vice-prefeito de Lyon, França, Jean Michel Daclin; e o vice-diretor da Secretaria de Crescimento e Redesenvolvimento de Austin, Texas (EUA), Rodney Gonzáles.

Richa afirmou que Curitiba já é referencial em transporte público e inovou ao implantar uma frota de ônibus movida a biocombustível, na Linha Verde. Segundo o prefeito, a cidade tem buscado soluções criativas na área de transporte.

Outra ação destacada pelo prefeito foi a redução da mortalidade infantil com o programa Mãe Curitibana. "O programa atingiu as metas do Milênio de Mortalidade infantil e será premiado pelo governo federal", disse.

O prefeito também destacou que a cidade procura unir o desenvolvimento econômico com o crescimento social. O Parque Tecnológico (Tecnoparque) já atraiu 115 empresas, que atuam na área de inovação, ampliando a oferta de emprego. "Para que a população atinja seus objetivos, os Liceus do Ofício, já capacitaram 200 mil pessoas na cidade", afirmou.

Para o prefeito Ron Littlefield, de Chattanooga, no estado americano de Tennesse, Curitiba é um exemplo de cidade que harmoniza desenvolvimento econômico e social. "É uma cidade que serve de inspiração para outras cidades do mundo", disse.

O vice-prefeito de Lyon, Jean-Michel Daclin, considera que Curitiba tem problemas similares as metrópoles de outras partes do mundo. "Os problemas de trânsito e segurança afligem todas as cidades e esta conferência será uma grande oportunidade de intercâmbio."

Para o presidente da Fiep, Rodrigo Rocha Loures, a conferência abre uma oportunidade de discussão de temas que vão modernizar as cidades no mundo. "Atualmente, 70% da população mundial vivem em cidades. É preciso nos qualificar e planejar o futuro de nossas cidades", afirmou.

A conferência é resultado de uma parceria da Fiep e Prefeitura. Em janeiro de 2009 teve início o programa "Cidades Inovadoras, Curitiba 2030", que pretende envolver a sociedade e organizações na construção do futuro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário