sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Educação = Ministro Haddad vai abrir Sala Mundo Curitiba



Curitiba foi escolhida como sede do Sala Mundo, encontro internacional da educação que terá seis palestras, com especialistas do Brasil e do exterior, nos próximos 17 e 18 de agosto, no Teatro Positivo. A abertura será com o Ministro da Educação, Fernando Haddad. O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, também participará.
“É uma oportunidade única para o Brasil discutir o ensino, os modelos pedagógicos e podermos melhorar a educação, um avanço fundamental para que todas as transformações necessárias no País sejam concretizadas”, diz Luciano Ducci, que falou sobre os avanços da educação pública municipal no lançamento do Sala Mundo em Curitiba e em São Paulo, em julho.
O Sala Mundo é realizado pelo Grupo Positivo, com apoio da Prefeitura. Curitiba abrigará o encontro por ser referência no ensino público e privado e pelos altos índices de desenvolvimento alcançados pela cidade, como o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as capitais por três vezes consecutivas, o selo de cidade livre do analfabetismo (alfabetização superior a 96%), Melhor índice de Desenvolvimento Municipal (Firjan 2010).
Convidados - os participantes do Sala Mundo 2011 vão conhecer experiências relevantes e debater a educação com personalidades de diversos países.
Os palestrantes do primeiro dia serão Martin Carnoy, doutor em Economia, pesquisador e professor na Universidade de Stanford; e Kazuhiro Yoshida, professor e pesquisador da Universidade de Hiroshima, no Japão. Eles falarão sobre experiências internacionais e os avanços do Brasil na educação.
Também estão na lista de palestrantes José Francisco Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais; e Pedro Ravela, do Instituto de Avaliação Educacional da Universidade Católica no Uruguai,  que vão tratar de Avaliação Educacional.
O tema Tecnologia Educacional ficará com o brasileiro Paulo Blikstein, pesquisador com foco na confluência das tecnologias com os processos de aprendizagem; e Francesc Pedró, da Universidade da Catalunha.
Martin Carnoy voltará para debater Formação de Professores ao lado de Gustavo Ioschpe, mestre em Economia pela Universidade de Yale, autor do livro “A Ignorância Custa um Mundo” e ganhador do Prêmio Jabuti em 2005.
O segundo dia começará com a discussão sobre a sala de aula com Claudio de Moura Castro, doutor em Economia pela Universidade de Berkeley e articulista da Revista Veja; Richard C. Hinckley, CEO do Center for Occupational Research and Development; Ilona Becskeházy, diretora da Área de Desenvolvimento de Educação da Fundação Lemann.
A programação terminará com Pequenas e Grandes Revoluções na Escola, apresentado por Miguel Nicolelis, neurocientista fundador do Instituto Internacional de Neurociência de Natal (referência mundial em educação científica); Ricardo Semler, CEO da Semco, criador da Fundação Ralston-Semler, que busca de soluções e inovações para educação; Norman Gall, jornalista e um dos fundadores do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial; e Marcos Magalhães, ex-presidente da Philips e atual presidente do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação.
Serviço
Sala Mundo Curitiba 2011 Data: 17 e 18 de agosto
Local: Teatro Positivo (avenida Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Mossunguê)
Inscrições: www.salamundo.com.br
Programação
Dia 17
8h - Cerimônia de Abertura
9h20 - A História da Educação: Lições internacionais e os recentes avanços do Brasil. Com Martin Carnoy.
10h30 - A História da Educação. Com Kazuhiro Yoshida.
14h - Avaliação: Instrumentos e Medidas. O que Aprendemos sobre Igualdades e Desigualdades? Com José Francisco Soares e Pedro Ravela 
15h20 - Tecnologia Educacional- com Paulo Blikstein e Francesc Pedró 
17h10 - Formação de Professores. Martin Carnoy e Gustavo Ioschpe
Dia 18
8h30 - Sala da Aula: Espaço privilegiado para aprendizagem. Com Claudio de Moura Castro, Richard C. Hinckley e Ilona Becskeházy
10h30 - Pequenas e Grandes Revoluções na Escola. Com Miguel Nicolelis, Ricardo Semler, Norman Gall e Marcos Magalhães


Nenhum comentário:

Postar um comentário