segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Curitiba = Antidrogas orientou 197 mil pessoas neste ano


principal

Nos primeiros nove meses de 2011, os programas de prevenção da Secretaria Antidrogas Municipal atingiram um público superior a 197 mil pessoas. A secretaria trabalha para superar, até o final deste ano, os números de 2010, quando as atividades de prevenção contaram com mais de 223 mil participantes. Em 2009, foram cerca de 136 mil participações.
O Bola Cheia segue como principal programa da Secretaria Antidrogas, com 42 mil participações em 2011. Somente nos primeiros oito meses deste ano, o Bola Cheia já ultrapassou o público total atingido no ano passado, que foi de 41.210 pessoas.
No Bola Cheia, crianças e adolescentes de escolas e centros de educação municipais se reúnem nas sextas-feiras e sábados, entre 21h e 1h, para desenvolver práticas esportivas, culturais e educativas, sob a supervisão de profissionais da Secretaria Antidrogas.
Já a Caravana do Bem, que leva atividades culturais aos bairros através da unidade móvel, já ultrapassa 20 mil participações em 2011 – mais que o dobro do ano passado, que fechou com 9.243.
Destaque ainda para as operações especiais, que monitoraram neste ano 33 grandes eventos (estádios de futebol, festas raves, feiras e shows), com público superior a 109 mil pessoas. Nestas operações, além dos agentes da Antidrogas, são usadas câmeras e cães farejadores. Em 2010, foram acompanhados 24 eventos e quase 120 mil pessoas.
Os números da Rede de Colaboração Curitibana e Metropolitana também já superam os do último ano. São 18 eventos e 1.977 participações em 2011, contra 17 eventos e 1.460 participações em 2010.
As atividades da Rede são voltadas para os multiplicadores – líderes comunitários e religiosos, empresários, políticos e comunicadores – que podem vir a se tornar agentes avançados na prevenção ao uso de drogas e no combate à violência.
A programação do evento inclui palestras com profissionais da área (policiais, advogados e assistentes sociais), que irão abordar temas como políticas públicas de prevenção às drogas, classificação e ação das substâncias psicoativas e reinserção social.
“A cada dia, a secretaria se torna mais conhecida. Estamos muito satisfeitos com estes números. Nosso desafio é justamente chegar a todas as regiões da cidade e atingir o maior número de pessoas possível”, afirma o secretário Antidrogas, Hamilton Klein.
Parcerias – O sucesso dos programas da Secretaria Antidrogas tem despertado interesse de outros municípios. A Secretaria de Curitiba já deu suporte para implantação de estruturas similares em outras sete cidades – Fazenda Rio Grande, Paranaguá, Pontal do Paraná, Colombo, Araucária, Agudos do Sul e Campo Magro.
Além disso, no final de junho, na solenidade de abertura do 16ª Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas, o prefeito Luciano Ducci e o governador Beto Richa assinaram termo de cooperação técnica para que os programas da Secretaria da capital sejam implantados pelo Governo do Estado nos demais municípios paranaenses.
Totens - Em 2011, mais de 150 mil cidadãos já buscaram informações sobre as atividades da Secretaria Antidrogas Municipal através dos Totens Multimídia, instalados pela Prefeitura nos pontos de maior circulação da cidade. A informação foi repassada pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI).
Ao acessar qualquer um dos Totens Multimídia, o usuário do sistema encontra um ícone da Secretaria Antidrogas Municipal e passa a receber informações atualizadas sobre as ações e programas de prevenção às drogas e à violência e sobre as atividades de para promoção social da Secretaria.
Através do meio digital, os moradores da capital podem inclusive enviar denúncias anônimas sobre ocorrências que envolvam desde o tráfico de drogas até a violência doméstica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário