segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Governador Beto Richa libera recursos para ampliar prevenção contra desastres no Litoral


Governador Beto Richa participa da abertura da 7a Semana Nacional de Redução de Desastres, no Palácio das Araucárias, em Curitiba.Curitiba, 10/10/2011.Foto: Arnaldo Alves / AENotícias.
Governador Beto Richa participa da abertura da 7a Semana Nacional de Redução de Desastres, no Palácio das Araucárias, em Curitiba.Curitiba, 10/10/2011.Foto: Arnaldo Alves / AENotícias.
O governador Beto Richa autorizou nesta segunda-feira (10) o repasse de R$ 549 mil para a expansão do sistema de monitoramento hidrometeorológico do Litoral do Paraná. A autorização foi anunciada durante a abertura da Semana Nacional de Redução de Desastres, que pela primeira vez aconteceu no Paraná. A semana é promovida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional em parceria com os estados.

Os recursos liberados pelo governo vão permitir ao Sistema Metereológico do Paraná (Simepar) a ampliação do sistema já existente, com a instalação de 15 estações pluviométricas, cinco estações hidrológicas e duas estações meteorológicas, em áreas consideradas de risco nos municípios do Litoral. A medida vai possibilitar a emissão de alertas e disparo de alarmes em caso de necessidade de evacuação de áreas, de forma a proteger a população. O repasse é proveniente do Fundo Paraná de Ciência e Tecnologia, gerido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Richa afirmou que o governo não vai medir esforços para prevenir desastres naturais e minimizar efeitos de eventuais ocorrências do gênero no Estado. “Além da honra de abrir um evento de tanta importância, anunciamos hoje mais uma conquista do sistema de Defesa Civil estadual, mais uma ferramenta que vai antecipar e minimizar os efeitos de ocorrências naturais e prevenir desastres no nosso Estado, garantindo assim mais segurança aos paranaenses”, disse Richa.

De acordo com o secretário nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, coronel Humberto Viana, o Paraná é referência no País na atuação em situações de risco – como as registradas em março deste ano, quando o Litoral sofreu com enxurradas e deslizamentos de terra. “A Defesa Civil do Paraná atende prontamente a população em situações adversas realizando com muita competência a integração entre os órgãos e secretarias do governo”, disse Viana.

O chefe da Casa Militar do Paraná e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Adilson Castilho, afirmou que o reconhecimento do governo federal é fruto do trabalho integrado de toda a administração estadual, a partir da orientação do governador Beto Richa.

“Além de ter uma estrutura de governo atuante temos também que promover a conscientização da população sobre a importância do sistema de defesa civil para a sociedade”, disse. Segundo Castilho, durante esta semana serão realizadas palestras em escolas, reuniões com os voluntários da Defesa Civil e divulgação nos veículos de comunicação em todos os municípios do Paraná.

Participaram da cerimônia o vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns; o chefe da Casa Militar do Estado de São Paulo e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Admir Moreira; o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, Hercules Donadello; o comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Marcos Scheremeta; a deputada estadual Rose Litro e representantes das 15 coordenadorias regionais de Defesa Civil do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário