terça-feira, 11 de outubro de 2011

PROJETO DE NEY PODE AJUDAR A AUMENTAR AS DOAÇÕES DE MEDULA ÓSSEA





Em projeto de lei protocolado no Plenário da Assembleia Legislativa, o deputado Ney Leprevost propõe a realização de teste de compatibilidade (tipagem HLA – Human Leukocyte Antigen) no sangue coletado nos hemocentros paranaenses, com o subsequente envio dos dados ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).
Devido à dificuldade de compatibilidade genética para encontrar doadores para o transplante de medula óssea – uma vez que a compatibilidade é estatisticamente rara e demanda um banco de doadores muito grande – o REDOME foi criado e é administrado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Diariamente a Hemorrede do Estado do Paraná recebe milhares de doadores de sangue, aos quais é oferecida uma bateria de exames gratuitos. A inclusão da tipagem HLA – sob o consentimento do doador em termo assinado para fins de cadastro – aumentaria sobremaneira o banco de doadores do REDOME.
A tipagem HLA e o termo de consentimento assinado pelo doador não implicam em obrigatoriedade de doação de medula óssea no caso de encontrarem um paciente compatível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário