segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Movimento de Marina Silva lança seu primeiro comitê estadual



Lançamento está marcado para o dia 12 e terá caráter suprapartidário; são esperados políticos do PV, PSOL, PSDB, PPS e PSB

Roldão Arruda, de O Estado de S.Paulo
O Movimento por uma Nova Política, liderado pela ex-senadora Marina Silva (sem partido), lança em São Paulo, no dia 12, a sua primeira base estadual. O lançamento será feito durante um ato político e terá caráter suprapartidário. São esperados políticos do PV, PSOL, PSDB, PPS e PSB.
A meta é lançar mais sete comitês estaduais até o final de novembro. O próximo ocorrerá no Ceará. Embora os organizadores neguem, o movimento tende a se constituir como base de um futuro partido, que abrigaria, além de Marina, políticos descontentes com sua atual situação partidária.
As últimas semanas foram marcadas por constantes conversações entre representantes do grupo ligado a Marina, em sua maior parte egressos do PV, com políticos do PSOL e do PPS. Em São Paulo, procura-se uma aproximação com a deputada e ex-prefeita Luiza Erundina (PSB-SP).
De acordo com Marina, ainda não é hora de se falar em partido. Para ela, o objetivo dessa articulação seria agregar forças para discutir novas formas de organização política no século 21. Mas também existe uma parte dos integrantes do movimento que veem nele o embrião de um futuro partido - sem o qual seria impossível conquistar espaços e influir no quadro político atual.

ONU adverte líderes mundiais sobre protestos de 7 bilhões


no UOL
NOVA YORK, EUA, (AFP) -O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, advertiu nesta segunda-feira os líderes mundiais de que poderão enfrentar protestos de um mundo formado por 7 bilhões de pessoas, a menos que resolvam o problema da desigualdade.

Fome no leste da África, conflitos na Síria e protestos em Wall Street: segundo Ban Ki-moon, há um "descontentamento crescente" e uma "perda de confiança em que os governos e instituições públicas farão a coisa certa".

"Nosso mundo tem contradições terríveis", disse Ban Ki-moon numa entrevista coletiva sobre o anúncio da ONU de que a população mundial chegou a 7 bilhões. "Há muita comida, mas 1 bilhão de pessoas passam fome. Esbanjamento para poucos e pobreza para muitos outros."

O secretário-geral da ONU disse que levará seu alerta para a reunião do G-20 nesta semana, em Cannes. "Em que tipo de mundo nasceu o bebê de número 7 bilhões? Que tipo de mundo queremos para nossas crianças?"

Ban Ki-moon dirá aos líderes das 20 maiores economias do mundo que, apesar da crise internacional, "não podemos abandonar aqueles que são os mais atingidos (...) Temos que dar poderes às mulheres e aos jovens. Em todo o mundo, eles foram às ruas exigindo seus direitos, novas oportunidades, e voz em seu futuro."

Segundo o secretário-geral da ONU, a reunião do G-20 em Cannes deve lidar com esses problemas "de modo direto". "A população mundial quer respostas de seus líderes. Ela espera soluções, e não meias medidas ou desculpas."

Ban Ki-moon e outros líderes fugiram das perguntas sobre onde o bebê de número 7 bilhões teria nascido, alegando que aquela era uma "declaração simbólica", com o objetivo de chamar atenção para os desafios da explosão demográfica.

Posse de novo ministro vira ato de desagravo a Orlando Silva



Roberto Stuckert Filho/PR

Aldo Rebelo toma posse no Ministério do Esporte no lugar de Orlando Silva
Aldo Rebelo toma posse no Ministério do Esporte no lugar de Orlando Silva
na Folha.com

A posse do novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, foi marcada pelo tom de desagravo ao ex-titular da pasta, Orlando Silva (PC do B).
Em cerimônia no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (31), a presidente Dilma Rousseff afirmou que a troca de ministros "não estava nos meus planos", e lamentou a saída de Silva. Ele foi o sexto ministro a deixar o governo.
"Muitas vezes somos conduzidos a situações inesperadas que temos que enfrentar. E enfrentar muitas vezes com tristeza, mas sempre com coragem e com determinação", afirmou a presidente.
"Orlando Silva não perde o meu respeito. Desejo-lhe muito sucesso em sua cruzada pela verdade. Perco um colaborador, mas preservo o apoio de um partido cuja presença no meu governo considero fundamental", completou Dilma.
Primeiro a discursar no evento, o ex-ministro defendeu sua inocência e foi aplaudido de pé pelos convidados presentes --ministros, governadores, prefeitos, atletas e dirigentes esportivos.
"Os dias vão passar, evidências vão surgir disso, e a verdade vai se estabelecer. É em torno dessa verdade que eu luto", disse Silva. Ao final da cerimônia, duas longas filas de cumprimentos se formaram em torno de Silva e do novo ministro, Aldo Rebelo.
Rebelo também foi elogiado no discurso da presidente Dilma. "Ele tem plenas condições de dar continuidade às políticas prioritárias do ministério que hoje está assumindo, e estabelecer desde logo relações claras com todos os entes envolvidos na preparação da Copa do Mundo", disse a presidente.
Em seu discurso, Aldo também defendeu o ex-titular da pasta e o partido de ambos. "O Partido Comunista do Brasil não está acima das críticas e da fatalidade humana dos erros. Como instituição democrática, está aberto a aceitar as críticas, os reparos, e a procurar corrigir qualquer deformidade ou qualquer desvio próprio das organizações humanas, sejam elas partidárias, sejam elas públicas, sejam elas privadas", disse.

CESPE E CESGRANRIO DEVEM FALAR SOBRE VAZAMENTO DO ENEM NA CÂMARA DOS DEPUTADOS



O deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) apresenta, essa semana, requerimento de audiência pública com presença de representantes do Cespe e do Cesgranrio. O objetivo é discutir acerca do vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como das providências quanto à questão. O Ministério da Educação (MEC) reconheceu que questões do Enem 2011 faziam parte da apostila distribuída pelo Colégio Christus, de Fortaleza (CE), a seus alunos dias antes da realização do exame. Francischini quer que a reunião dos representantes com os parlamentares membros da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aponte soluções.
Fonte: François René / Samara Borges

Correio Braziliense - Mundo - Estados Unidos e Israel devem suspender repasses financeiros à Unesco

Link ==>> Correio Braziliense - Mundo - Estados Unidos e Israel devem suspender repasses financeiros à Unesco

EUA cortarão fundos à Unesco após entrada da Palestina


na Folha.com
O governo do presidente americano, Barack Obama, irá deixar de conceder fundos à Unesco --agência cultural da ONU- após a aprovação da entrada da Palestina como Estado-membro pleno.

GDF rebate acusações publicadas em reportagens das revistas Época e Istoé



Publicação: 30/10/2011 12:40 Atualização:
As edições deste final de semana das revistas "Época" e "IstoÉ" trazem reportagens que apontam supostas relações entre o governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz, e o policial militar do Distrito Federal João Dias Ferreira, que denunciou esquema de desvio de verbas no Ministério do Esporte.

A denúncia do policial militar provocou a crise política que resultou, na última quarta (26/10), na demissão do ministro Orlando Silva, sucessor de Agnelo Queiroz no comando do Ministério do Esporte.

Luis Carlos Alcoforado, advogado do governador Agnelo Queiroz contestou as denúncias divulgadas pelas revistas IstoÉ e Época. De acordo com o advogado, o governador Agnelo Queiroz não é investigado. Nesta manhã, o governo do Distrito Federal divulgou notas rebatendo as acusações publicadas pelas duas revistas.

Confira as notas divulgadas pela Secretaria de Comunicação do GDF:

Nota à Imprensa sobre reportagem da Revista Época

Governo do Distrito Federal

Secretaria de Estado de Comunicação Social

Brasília, 29 de outubro de 2011 – Em relação à reportagem divulgada neste fim de semana pela revista Época, temos a esclarecer:

A revista Época dessa semana traz relato parcial de um inquérito que correu na 10a Vara do Distrito Federal e que, em si, já era parcial e sobre o qual houve investigação, citação e decisão por parte do Ministério Público de não indiciar Agnelo Queiroz.

É fundamental relembrar que no momento em que o inquérito “revelado” por Época foi produzido, o Distrito Federal tinha um governador na cadeia, uma Polícia Civil acéfala e um Ministério Público local que reagia ao comando de um personagem que terminou sendo investigado, defenestrado de seu posto e que hoje responde a ações judiciais.

Foi parte dessa polícia e parte desse Ministério Público, àquele momento envolvidos na luta política de um submundo que Agnelo Queiroz já então se propunha a extirpar, quem iniciou, orientou e divulgou o tal inquérito que ganhou destaque em Época.

Restaurada a razoabilidade das instituições, já em 2010 o Ministério Público ofereceu denúncia contra os investigados naquele inquérito e Agnelo Queiroz não figura entre os indiciados desde lá.

Agnelo Queiroz acredita na força da Justiça para restaurar a verdade dos fatos.

Nota à imprensa sobre reportagem da Revista Istoé

Governo do Distrito Federal

Secretaria de Estado de Comunicação Social

Brasília, 29 de outubro de 2011 – Em relação à reportagem divulgada neste fim de semana pela revista Istoé, temos a esclarecer:

A revista Istoé empresta suas páginas a um processo de ressurreição da luta política de 2010, no Distrito Federal, que teve lances baixos como a tentativa de associar o nome de Agnelo Queiroz a falsas condutas.

Tudo foi respondido naquele momento e em 2010 a Justiça já se pronunciou mostrando de que lado estavam os mercenários que hoje ocupam as páginas da Istoé e que naquele momento eram estrelas do programa eleitoral adversário de Agnelo.

Istoé dá voz e espaço a criminosos e divulga acusações velhas, falsas e eivadas de interesse político abjeto. Agnelo Queiroz recorrerá à Justiça para responsabilizar os que usam de falsas informações para atingir sua conduta pública.

Secretaria de Comunicação

Governo do Distrito Federal

fonte: Correio Braziliense

AGNELO QUEIROZ DEVE SE EXPLICAR NA CÂMARA



O deputado federal Fernando Francischini (PSDB-PR) apresenta requerimento de audiência pública com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), da Câmara dos Deputados deve votar o pedido de Francischini já na semana que vem. A requisição do paranaense é motivada pelas denúncias recorrentes na imprensa nacional sobre a atuação de Agnelo Queiroz, quando ministro do Esporte, no suposto esquema de corrupção do Ministério. Para o tucano, a saída do sexto ministro de Dilma não exime de explicações as graves denúncias sobre a pasta. Dentre as denúncias que pesam sobre o petista, há suspeita de que ele teria se beneficiado do esquema e ajudado João Dias a fraudar provas para se defender das denúncias de desvio de recursos.
Fonte: François René / Samara Borges

Usucapião conjugal é a novidade no Código Civil


Residencial Casas do Parque do Programa Minha Casa, Minha Vida em Campinas
Com base na lei que regulamenta o Minha Casa, Minha Vida, juiz concedeu a uma divorciada o direito ao domínio de imóvel registrado em seu nome e do ex-marido
na Exame.com

Com base na lei que regulamenta o MCMV, juiz de BH concede usucapião conjugal a uma divorciada.

Belo Horizonte - Com base na Lei 12.424/2011, que regulamenta o programa habitacionalMinha Casa, Minha Vida, o juiz Geraldo Claret de Arantes, da 3ª Vara de Família de Belo Horizonte, concedeu a uma divorciada o direito ao domínio total exclusivo de imóvel registrado em nome dela e do ex-marido.
De acordo com o Diário das Leis, "a decisão inseriu no Código Civil a previsão daquilo que se convencionou chamar de usucapião familiar, usucapião conjugal, ou, ainda, usucapião pró-moradia”.
Com a decisão de Claret de Arantes, a divorciada está livre para dar o destino que achar conveniente ao imóvel, que era registrado em nome do ex-casal, informa o Diário das Leis.
A publicação especializada acrescenta que “o novo dispositivo inserido no Código Civil prevê a declaração de domínio pleno de imóvel ao cônjuge que exercer, por dois anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano de até 250m², cuja propriedade dividia com ex-cônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar”.

Foram juntados ao processo documentos que provaram o antigo casamento, o divórcio e o registro do imóvel em nome do ex-casal. Para a sentença, a localização, o tamanho e o tempo de uso do imóvel pela postulante também foram observados pelo magistrado, de acordo com os comentários no Diário das Leis.

domingo, 30 de outubro de 2011

Novas Regras Para Controlar O Uso De Cheques


no Direito Legal
Através a Resolução nº 3.972 do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil, a partir da próxima sexta-feira, dia 28/10/2011, as folhas de cheques emitidas pelos bancos deverão incluir a data de impressão. Essa exigência tem por objetivo evitar problemas relacionados à fraude e ao mau uso de cheques.
Geraldo Tardin, Diretor do IBEDEC alerta que “essa exigência vem garantir ainda mais aos comerciantes sobre o recebimento de cheques fraudados, já que na sua maioria as folhas de cheques roubados envolvem formulários impressos há mais de um ano. Mas o que o comerciante não pode é negar o recebimento de cheque emitido pelo consumidor que não possua a data da impressão, pois aqueles consumidores que possuam cheques impressos há mais de um ano podem utilizá-los normalmente. Nesse caso, quem deve tomar as precauções é o comércio”.
A resolução 3.972 exige além da data imprensa nos talões de cheques a realização do B.O. – Boletim de Ocorrência para sustar cheques roubados ou furtados.
As outras exigências que já vêm ocorrendo, permanecem, ou seja: a-) o nome do correntista e o respectivo número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ); b-) o número, o órgão expedidor e a sigla da Unidade da Federação referentes ao documento de identidade constante do contrato de abertura e manutenção de conta de depósitos à vista, no caso de pessoas naturais; c-) a data de início de relacionamento contratual do correntista com instituições financeiras, na forma estabelecida na Resolução nº 3.279, de 29 de abril de 2005, e regulamentação complementar;
Já as outras exigências que entrarão em vigência a partir de 28 de abril de 2.012, serão mais rígidas, tais como:
a-) saldo suficiente para o pagamento de cheques;
b-) restrições cadastrais;
c-) histórico de práticas e ocorrências na utilização de cheques;
d-) estoque de folhas de cheque em poder do correntista;
e-) registro no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF); e
f-) regularidade dos dados e dos documentos de identificação do correntista.
O IBEDEC acredita que com a nova Resolução, os comerciantes terão mais garantias na utilização de cheques pelo consumidor, lembrando sempre que os comerciantes não podem extrapolar as exigências dessa resolução.
Aquele consumidor que sentir lesado pelo não recebimento de cheque pode procurar os órgãos de defesa do consumidor ou PROCON.
“Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo”
(61) 3345-2492 / 3346-6739 www.ibedec.org.br
E-mail: consumidor@ibedec.org.br

Ministro da Educação descarta aplicar outra prova do Enem


 no SRZD

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse neste sábado que está descartada a ideia de que todas as provas do Enem sejam canceladas, como sugere a Procuradoria no Ceará após os alunos da escola Christus, de Fortaleza, terem acesso prévio a 14 questões que cairam na prova. As informações são do jornal "Folha de S. Paulo".
Haddad disse que existem apenas duas possibilidades para corrigir a situação: a primeira é que as 14 questões fossem anuladas, e a segunda que os alunos do Christus fizessem um novo exame.
A preferência do MEC é a segunda opção, pois considera que o problema ocorreu com um grupo pequeno.
O prazo para que o Inep se manifeste sobre o pedido do Ministério Público Federal é até esta segunda-feira.
O colégio Christus aplicou questões idênticas às do Enem no pré-teste realizado por duas turmas em outubro de 2010. O MEC afirma que todos os cadernos foram devolvidos após o teste, mas existe a possibilidade de que eles tenham sido copiados eletronicamente.

O Brasil dos sem-Copa - Mary Zaidan



Mary Zaidan

Corrupção para todos os lados que se olhe. Regime de Contratação Diferenciado, que colide frontalmente com a lei 8.666, baliza para as licitações públicas, isenção total de impostos para gente da Fifa, fornecedores e cupinchas, e agora, dinheiro do FGTS, da conta do trabalhador, para bancar obras. Parece não haver limites para os descalabros feitos em nome da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. 
Enquanto isso, a infraestrutura do país apodrece.
Divulgada na semana que passou, a 15ª pesquisa sobre as estradas brasileiras feita pela Confederação Nacional dos Transportes é mais uma demonstração inequívoca disso. Em um país em que mais de 60% da carga e de 95% da população dependem de rodovias, 57,4% delas são péssimas, ruins ou, no máximo, regulares. Pouco mais de 12% são consideradas ótimas.
Ninguém precisa ser bidu para saber que as ótimas são administradas pela iniciativa privada. E que as 18 melhores são do Estado de São Paulo, campanha eleitoral sim outra também, acusado de cobrar pedágios exorbitantes.
Os críticos dizem que os pedágios pesam no custo Brasil, como se a falta de conservação nada custasse. E o custo vida? 8.516 vítimas fatais em 2010, 183 mil colisões, 15,5% a mais do que em 2009. Só em estradas federais. Impossível atribuir os dados apenas à imprudência.
Mas não basta concessionar. Ao fazê-lo, há de se fazer bem feito, fiscalizar. Algo cada vez mais difícil no desnorteado governo Dilma Rousseff. E pouco vale vangloriar-se de pedágios mais baixos quando as obras previstas em contrato sofrem frequentes atrasos.
Alerta da Federação das Indústrias do Rio (Firjan), feito em 2010, apontou que trecho da BR-116 está próximo da saturação devido a obras que mal saíram das pranchetas desde 2003. Isso na Dutra, que liga o Rio a São Paulo, eixo fundamental para a Copa, quase o único que restou depois do conto de fadas do trem-bala e das sempre adiadas ampliações dos aeroportos, que não deverão passar de puxadinhos.
Na área urbana o caos não é menor. Os portos ditos turisticamente estratégicos – Santos, Rio, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus – são só plantas arquitetônicas do que deveriam se tornar. Obra alguma começou. As de mobilidade, muito menos. Imagine-se nas cidades dos sem-Copa.
Enquanto isso, o governo Dilma se embrulha na corrupção, na inoperância, na falta de planejamento, gerência e comando. Parece esperar por milagres. E, ainda que aconteçam, estarão longe de dar respostas às urgências estruturais do país.
O atraso não é para 2014 ou 2016. O Brasil está atrasado para o Brasil.

Mary Zaidan é jornalista, trabalhou nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, em Brasília. Foi assessora de imprensa do governador Mario Covas em duas campanhas e ao longo de todo o seu período no Palácio dos Bandeirantes. Há cinco anos coordena o atendimento da área pública da agência 'Lu Fernandes Comunicação e Imprensa, @maryzaidan

Cerca de 300 empresas de seguros podem estar irregulares no Brasil


no SRZD*

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) estima que cerca de 300 companhias de seguro atuantes no brasil estejam irregulares. A recomendação é que o consumidor, ao adquirir qualquer forma de seguro, dê preferência a empresas habilitadas no órgão.
Em entrevista à "Agência Brasil", o superintendente de Seguros Privados, Luciano Portal, disse que o número de atuações irregulares é alto e reconheceu que o processo que resulta na punição dessas empresas é demorado.
"Temos no âmbito da Susep mais de 100 empresas atuando de forma irregular. Mas esse número pode ser significativamente superior, uma vez que a cada dia surgem novas empresas atuando irregularmente no mercado - o que me leva a estimar que este número pode chegar a cerca de 300 empresas atuando irregularmente. É um número alto", avaliou. "A gente vê isso acontecendo na Baixada Fluminense, na Bahia, e sobretudo em Belo Horizonte e no Espírito Santo, essa atuação irregular por parte das empresas está ganhando proporções muito grandes", completou.
Ele também afirmou que existem hoje no Brasil cerca de 240 empresas operando de forma legal, registradas no órgão, entre empresas seguradoras, de capitalização, previdência privada complementar aberta e resseguradoras, além de cerca de 60 mil corretores de seguros.
O problema é que o consumidor nem sempre procura se informar de maneira adequada e acaba fazendo negócio com empresas irregulares.
"Todas essas empresas são fiscalizadas e o setor é muito regulado exatamente para proteger os consumidores. Agora temos essas empresas que atuam sem autorização. É por isso que a Susep está preocupada, priorizando as ações de fiscalização e tomando decisões mais enérgicas", destacou.
Ele diz que a Susep pretende conseguir responsabilizar criminalmente os dirigentes de empresas que atuam irregularmente.
Portal alerta que "o problema é que, muitas vezes, mesmo ingressando com uma ação judicial, em face da ausência de lastro patrimonial, dificilmente os consumidores terão seus danos reparados", pois a empresa não possui dinheiro para isso. Sendo assim, é melhor se prevenir sempre e confirmar se a empresa de seguros com a qual o cliente está fechando contrato é realmente autorizada pela Susep.
* Com informações da Agência Brasil

Decreto suspende convênios com ONGs até avaliação de regularidade



da Agência Brasil
Brasília – A presidenta Dilma Rousseff determinou a suspensão de contratos com organizações não governamentais (ONGs) e entidades privadas sem fins lucrativos até que seja avaliada a regularidade da execução do que foi contratado pelo governo até agora. Na semana passada, o ministro do Esporte, Orlando Silva, deixou o cargo após uma série de denúncias de irregularidades com ONGs contratadas pela pasta.
Segundo o Blog do Planalto, o decreto assinado pela presidenta, que deve ser publicado na edição de amanhã (31) do Diário Oficial da União, prevê ainda prazo de 30 dias para que a avaliação seja concluída por todos os órgãos e entidades da administração pública federal. A revisão vale para os contratos firmados até o dia 16 de setembro deste ano, mas a suspensão de repasses de verbas fica valendo para todas as entidades privadas sem fins lucrativos, bem como a proibição de novos contratos nesse período.
As únicas exceções previstas no decreto referem-se aos programas de proteção a pessoas ameaçadas; contratos firmados há mais de cinco anos com a mesma entidade e cujas prestações de contas tenham sempre sido aprovadas; e a transferências do Ministério da Saúde relacionadas ao pagamento de serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Nesses casos, contudo, um parecer técnico assinado pelo ministro da pasta deverá atestar que o contrato se enquadra em situação de exceção.
Após concluída, a avaliação poderá resultar em dois caminhos: contratos cuja execução foi considerada regular poderão novamente receber verbas públicas autorizadas pelo ministro; ou contratos que apresentem problemas em sua execução serão mantidos em suspenso por 60 dias para que as organizações sejam comunicadas. Em tal situação, as entidades poderão sanar os problemas apontados na avaliação ou ressarcir os cofres públicos pelo dinheiro investido e mal utilizado. Essas entidades podem ainda ser consideradas impedidas de celebrar contratos ou parcerias com a União pelo ministro da pasta à qual prestavam serviços ou pelo chefe da Controladoria-Geral da União (CGU).
Organizações sem fins lucrativos que não prestam corretamente contas dos contratos com o governo federal, que não cumprem o objetivo do contrato firmado, que praticam atos ilícitos na execução dos convênios ou que desviam injustificadamente os recursos pagos para outra finalidade poderão ser consideradas inadequadas na avaliação e sofrer as sanções previstas.

Chuvas, granizo e ventos fortes afetaram quase 110 mil paranaenses


Levantamento da Defesa Civil aponta 2.218 residências foram danificadas e 253 pessoas estão desalojadas
no Bem Paraná

As chuvas e ventos fortes que atingiram o Paraná no sábado (29) causaram estragos em 19 cidades e prejudicaram 109.246 pessoas, de acordo com dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, divulgados neste domingo (30). De acordo com o relatório, a maior parte das ocorrências foi registrada na região Oeste do estado. Em Fozdo Iguaçu uma pessoa morreu ao ser atingida por uma laje. Segundo levantamento, 2.218 residências foram danificadas e 253 pessoas estão desalojadas.
 Em Ponta Grossa, a fachada de um prédio caiu em cima de vários carros. Três torres de transmissão de energia elétrica da Companhia Paranaense de Energia (Copel) localizadas entre as cidades de missal e Santa Helena, na Região Oeste caíram com a força do vento e devem levar cinco dias para serem reerguidas.
Leia mais:

Lula suspende compromissos oficiais até janeiro


Do UOL Notícias 

A agenda de viagens nacionais e internacionais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está suspensa até o final de janeiro de 2012, de acordo com nota publicada no site do Instituto Cidadania, ligado ao ex-presidente.
Segundo o comunicado, o cancelamento da agenda acontece para que Lula "se concentre no tratamento médico para curar o câncer que foi localizado em sua laringe".
Nesta segunda-feira (31), Lula fará a primeira aplicação de quimioterapia no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Ainda conforme o comunicado, Lula agradece "a todas as manifestações de solidariedade, carinho e incentivo que recebeu do Brasil e do exterior". O instituto criou um e-mail (saudelula@icidadania.org) para que mensagens sejam enviadas para Lula.

Lula pede a médico transparência em boletins sobre seu tratamento


Da Agência Brasil


Depois de fazer uma visita de meia hora, o médico Roberto Kalil Filho, disse hoje (30) que encontrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tranquilo e descansando com a família, em casa, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
“Ele sabe o que aconteceu, sabe o que foi diagnosticado. Foi bem discutido o tratamento", disse o médico. Amanhã (31), Lula inicia a quimioterapia para combater um câncer na laringe, diagnosticado ontem (29) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Hoje Kalil contou que o ex-presidente pediu que ele conversasse com repórteres que aguardam informações na porta do prédio onde mora. “Ele determinou que o boletim médico dele fosse transparente”, relatou Kalil à imprensa. O ex-presidente passará o domingo em casa.
Na quinta-feira (27), durante sua festa de aniversário, Lula reclamou de rouquidão excessiva nas últimas duas semanas e foi aconselhado por Roberto Kalil a fazer uma consulta. Os primeiros exames foram feitos na sexta-feira (28) e, ontem, ao retornar para complementar o procedimento, ele recebeu o diagnóstico.
Acompanhado da mulher, Marisa Letícia, o ex-presidente passou o sábado no hospital, para se recuperar da biópsia a que foi submetido. Durante todo o dia, ele recebeu centenas de mensagens de solidariedade e votos de pronto restabelecimento, entre elas a da presidenta Dilma Rousseff, de seu partido, o PT, e também de legendas de oposição, como o PSDB e o PPS.

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci denuncia perfil falso no Twitter



 Tem alguém fingindo ser Luciano Ducci. 
Twitter falso
O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), esteve ontem no Núcleo de Combate ao Cibercrime, delegacia especializada da Polícia Civil do Paraná, para denunciar a existência de um perfil dele falso no Twitter.
 Ducci relatou ao delegado que o autor tem usado o perfil falso para fazer ofensas pessoais e à administração municipal. 
No falso perfil, o autor cita que é uma sátira ao prefeito, mas quando se comunica com outras pessoas, a justificativa não fica clara, dando a entender que se trata de uma mensagem de Ducci. Um inquérito será aberto para tentar identificar o responsável
fonte:Gazeta do Povo
Twitter do prefeito é www.twitter.com/LucianoDucci   Perfil @LucianoDucci

sábado, 29 de outubro de 2011

PPS do Paraná aprova nova Executiva e composição do diretório



Assessoria de Imprensa PPS do Paraná 
Em congresso estadual realizado neste sábado (29 de outubro), o PPS do Paraná promoveu a eleição do diretório estadual, do conselho de ética, fiscal, delegados e suplentes para o Congresso Nacional. Por unanimidade, o presidente Rubens Bueno e o secretário-geral Rubico Camargo foram reeleitos. 

Rubens afirmou que não pretende mais ser o presidente do partido. “No próximo congresso espero que a presidência seja ocupada por outro companheiro. Já cumprimos nosso papel ao começar do zero e consolidar o PPS no estado. Nossa missão agora é construir a transição para termos outros presidentes”, disse.  

Segundo Rubico, “a proposta de composição do diretório atende e contempla todas as lideranças partidárias”. Segundo ele, a composição foi complexa porque “o partido cresceu muito e está presente em 90% dos municípios do Paraná”. 

A Executiva ainda terá como integrantes: Cézar Silvestri, Sandro Alex, Douglas Fabrício, Marcelo Rangel, César Silvestri Filho - vices, Hélio Wirbiski (primeiro secretário), Geraldinho Hernandes Torres (segundo secretário), Jorge Gomes Rosa (primeiro tesoureiro), Angela Donha (segunda tesoureira) e os membros Tercilio Turini, Márcia Coelho, Márcia Kozelinski, Renata Bueno e Iara Freire . Em todas as composições foi respeitada a exigência de 30% do gênero. Ao encaminhar a votação, as propostas foram aprovadas por unanimidade.

Associação quer anular decisão do STF que reconheceu união estável entre homossexuais



da Agência Brasil
Brasília – Um recurso que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) quer anular a decisão da Corte quereconheceu, em maio, a união estável entre pessoas do mesmo sexo. O recurso foi protocolado pela Associação Eduardo Banks, que entende que o julgamento deve ser cancelado porque o Supremo pulou uma etapa ao discutir o assunto em plenário.
A associação foi admitida como interessada no processo na véspera do julgamento, que ocorreu no dia 5 de maio. Durante a sustentação oral, o advogado Ralph Lichote foi contrário ao reconhecimento da união estável homoafetiva, defendendo que essa não era a vontade da maioria e que o Brasil não estava preparado para dar esse passo, a exemplo do que ocorre em relação à legalização da maconha.
No recurso enviado ao STF, a associação afirma que a ação protocolada pelo governo do Rio de Janeiro se dividia em dois pedidos principais e um subsidiário. Ele afirma que a Corte passou para a análise do pedido subsidiário antes de esgotar a discussão sobre o segundo pedido principal, o que considera motivo suficiente para levar o julgamento à estaca zero.
Na última quinta-feira (27), o relator do processo, ministro Carlos Ayres Britto, abriu vista do recurso para a Procuradoria-Geral da República.
Apesar de ter reconhecido a união estável de homossexuais, o STF não se posicionou sobre o casamento civil e coube ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) dar a primeira decisão de corte superior sobre o assunto. Por maioria de 4 votos a 1, os ministros da Quarta Turma admitiram nesta semana o casamento civil entre duas mulheres do Rio Grande do Sul. Apesar de a decisão não ter efeito vinculante para todo o país, ela abriu precedente para análise de casos semelhantes.

Cancelado contrato com ONG ligada ao irmão de Aldo





O Ministério do Esporte cancelou ontem sete convênios do programa Segundo Tempo, alvo de acusações de irregularidades que acabaram levando à queda do ministro Orlando Silva. Entre as entidades que tiveram a prestação de serviços cancelada está a Associação Ação Solidária e Inclusão Social, de Brasília. Ela é comandada pelo casal Ronaldo Firmino da Silva e Gláucia Nunes. Os dois são ligados ao vice-presidente do PC do B no DF, Apolinário Rebelo(foto), irmão do novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B-SP). A organização recebeu R$ 372 mil para atender 1.182 crianças. A entidade funciona nos fundos de um lote localizado em uma cidade próxima a Brasília. Durante sua campanha para para deputado em 2010, Apolinário, que não foi eleito, realizou um compromisso de campanha na casa de Silva e de Nunes.
Os contratos suspensos somam R$ 9,4 milhões e alguns deles envolvem instituições ligadas ao PC do B citadas em escândalos nos últimos dias. A Folha revelou ontem que, em depoimento à Polícia Federal, o policial João Dias Ferreira envolveu Apolinário no suposto esquema de desvio de verbas no Esporte.
(As informações são da Folha de S.Paulo no blog Magno Martins)

Hábitos do ex-presidente são fatores de risco de câncer de laringe



ELOISA LOOSE no Terra

O tabagismo e o etilismo (ingestão de bebidas alcoólicas) são os dois principais fatores para desenvolver o câncer de laringe, doença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que foi anunciada neste sábado. A oncologista e coordenadora do Ambulatório de Oncologia Clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Maria Del Pilar Estevez Diz, explica que o consumo de álcool, mesmo moderado, potencializa o efeito cancerígeno do cigarro e pode levar ao câncer de laringe.

A especialista afirma que há muitos casos em que a doença não apresenta sintomas, mas em outros a rouquidão é identificada. "O simples uso da voz não é fator de risco, mas se a rouquidão persistir de duas a quatro semanas, deve-se procurar um médico", alerta. Em casos mais avançados, pequenos nódulos podem ser percebidos.
O câncer de laringe é mais frequente em homens do que em mulheres. "Isso ocorre em função dos hábitos. Na nossa sociedade ainda são os homens quem mais bebem e fumam", afirma. Os adultos são mais atingidos devido ao acúmulo de anos com "maus hábitos".
O tratamento combina uma série de recursos, entre eles a quimioterapia, a radioterapia e a cirurgia, porém depende da fase da doença de cada paciente. As técnicas atuais buscam preservar as funções da laringe. Além disso, a chance de cura aumenta com o diagnóstico precoce.
É de conhecimento público que o ex-presidente Lula costumava consumir bebidas alcoólicas - ainda que de forma moderada - e também foi fumante por vários anos. Ele teria parado de fumar em 2010, após uma crise hipertensiva

Lula é diagnosticado com tumor na laringe



Após avaliação, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias

estadão.com.br
SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fez 66 anos na última quinta-feira, foi diagnosticado com um tumor localizado de laringe depois de realizar exames neste sábado, 29, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele foi internado após reportar ao cardiologista Roberto Kalil que sentia dor na garganta e apresentava rouquidão. O médico o aconselhou, então, a ir ao hospital para ser examinado.
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia com início previsto para segunda-feira. O boletim médico divulgado pelo hospital informa que Lula está bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial. Isso significa que ele não precisa ficar internado durante o tratamento, cuja duração deve ser de três meses, com três sessões de quimioterapia.
A equipe médica que assiste o ex-presidente é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens Neto. Segundo a assessoria de imprensa do ex-presidente, Lula deve deixar o hospital ainda hoje.
Minutos depois da divulgação da notícia, usuários do Twitter criaram a hashtag #ForçaLula, com mensagens de apoio ao ex-presidente. O assunto já é um dos mais falados na rede social.
No mesmo hospital foi tratada com sucesso a atual presidente, Dilma Rousseff, de um linfoma não-Hodgkin, em 2009. Lula chegou ao poder em 2003 e, em 1º de janeiro, entregou a faixa presidencial a Dilma, vencedora das eleições ocorridas em outubro de 2010. Nos últimos meses, Lula viajou para dezenas de países e recebeu homenagens pelo seu empenho na luta contra a pobreza e a fome.
Veja a íntegra da nota divulgada pelo hospital:
"O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.
A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto."
Para lembrarDilma enfrentou câncer linfático
Foi também em um sábado, 25 de abril de 2009, que a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, em entrevista coletiva no Hospital Sírio Libanês, anunciou que seria submetida a um tratamento contra câncer no sistema linfático. Um tumor de 2,5 centímetros fora retirado de sua axila e exames posteriores detectaram que o nódulo era o único foco da doença em seu organismo.

Pré-candidata do PT à sucessão de Lula, Dilma anunciou a conclusão do seu tratamento no dia 3 de setembro daquele ano, e disse que do ponto de vista médico estava curada. A informação foi confirmada por sua médica, a dra. Yana Augusta Sarkis Novis.

Por causa das sessões de quimioterapia, Dilma raspou o cabelo antes que ele começasse a cair, o que a fez usar peruca até dezembro de 2009. Em 2010, após dois turnos, foi eleita presidente do Brasil, com 55,75 milhões de votos.