sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Conheça os programas da Prefeitura de Curitiba para prevenção às drogas e para promoção social das pessoas.



BOLA CHEIA
Projeto de prevenção, com ênfase no esporte.
Dividido em práticas esportivas, tem como principal modalidade o futsal, seguido do vôlei e do basquete. Também possui jogos de mesa, como xadrez, tênis de mesa, jogo da velha, trilha, dama, ludo e futebol de botão. O projeto é diferenciado devido ao horário de sua prática, ocorrendo sempre às sextas e sábados, das 21h à 1h. O principal objetivo é atrair jovens em situação de risco.
Público alvo: jovens a partir de 12 anos.

REDE DE COLABORAÇÃO CURITIBANA E METROPOLITANA
Projeto de prevenção através de encontros com líderes comunitários e população em geral.
A Rede de Colaboração Curitibana e Metropolitana inclui palestras de profissionais multidisciplinares de renomada competência técnica. Durante os encontros, os palestrantes levam todo o conhecimento necessário para que os colaboradores atuem na prevenção ao uso indevido de drogas e, ao mesmo tempo, tornem-se agentes multiplicadores de informação.
Público alvo: líderes comunitários de diferentes segmentos.

PROJETO SALOMÃO
Software criado para gerenciar dados obtidos através da Rede de Colaboração Curitibana e Metropolitana. Através de um departamento de inteligência, as informações auxiliam a implantação de ações e projetos voltados à prevenção e combate ao tráfico de drogas.

PAPO LEGAL
Conversa aberta sobre o uso de drogas e suas consequências. O projeto possibilita uma interação maior entre palestrantes e participantes, que podem tirar dúvidas sobre os prejuízos causados pelas drogas e a importância da prevenção. Também são repassadas noções de cidadania para a formação de adultos conscientes.
Público alvo: Jovens das três etapas de ensino (fundamental, médio e superior).

CÃO AMIGO
Demonstrações socioeducativas de cães farejadores em escolas e atuações de prevenção em festas e grandes eventos. Além de interagir docilmente com o público, os cães auxiliam nas revistas policiais.
Público alvo: jovens e adolescentes.

OPERAÇÕES ESPECIAIS
Utilização de câmeras de monitoramento e cães farejadores em eventos, como festas de música eletrônica (“raves”), feiras e shows. Durante as operações também são distribuídos materiais informativos sobre prevenção às drogas e à violência.
Público alvo: participantes de festividades e eventos em geral.

MOVIMENTO POTY (PREVISTO PARA DEZEMBRO DE 2009)
Projeto de prevenção e reinserção nas áreas de artes, cultura e tecnologia.
Dividido em módulos, o projeto oferece cursos e oficinas nas áreas de informática e webdesign, com orientações para a cidadania, preservação do meio ambiente e prevenção ao uso de drogas.
Público alvo: jovens de 14 a 24 anos em situação de risco.

CARAVANA (EM LICITAÇÃO)
O Projeto Caravana levará atividades esportivas, recreativas e culturais às comunidades com o objetivo de prevenir o uso de drogas. Através de ônibus adaptados, o projeto permite maior agilidade no deslocamento, favorecendo assim um número maior de pessoas.
Público alvo: crianças, adolescentes e adultos em situação de risco.

Conheça o Site da Secretaria Antidrogas de Curitiba http://www.antidrogas.curitiba.pr.gov.br/entrada.html

Um comentário:

  1. Parabéns ao Prefeito Beto Richa e ao secretario da Antidrogas municipal delegado federal Fernando Francischini, é de pessoas assim que o país precisa,determinados e com idéias que possam melhorar a vida e o dia a dia das pessoas.

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