Páginas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Chinês convoca embaixador dos EUA para protestar contra encontro Obama-Dalai

da Efe, em Pequim

O governo da China pediu hoje o comparecimento do embaixador americano em seu país, Jon Huntsman, para transmitir um protesto formal pela reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o Dalai Lama, líder político e religioso tibetano, informou hoje a agência Xinhua.

A reunião foi convocada pelo vice-ministro de Assuntos Exteriores chinês, Cui Tiankai, que será encarregado de apresentar a Huntsman o protesto pelo encontro realizado em um momento tenso na relação entre Washington e Pequim.

Huntsman, de 50 anos, ex-governador do estado de Utah, foi nomeado há menos de um ano embaixador dos EUA na China por seus laços com o Oriente. Ele trabalhou em Taiwan nos anos 80, fala mandarim fluentemente e adotou uma menina chinesa.

A reunião entre Obama e o Dalai Lama, apesar de ter sido realizada com relativa discrição na Casa Branca, e de não ser a primeira do líder tibetano com um presidente americano, foi recebida com fúria pelo governo chinês, que mostrou várias vezes sua insatisfação. Leia na ÍNTEGRA na Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário