Páginas

domingo, 4 de abril de 2010

PESQUISA DATAFOLHA Empate entre Fogaça e Tarso

No Zero Hora


Nos quatro cenários para o governo do Estado, candidatos de PMDB e PT aparecem com índices que variam de 30% a 35%

Pesquisa Datafolha sobre as eleições no Estado, encomendada pelo Grupo RBS, mostra empate entre os candidatos ao Piratini José Fogaça (PMDB) e Tarso Genro (PT). De acordo com o levantamento, no cenário em que estão incluídos todos os pré-candidatos, Tarso aparece com 31% das intenções de voto e Fogaça, 30%.

A pesquisa, realizada entre os dias 30 e 31 de março, mostra outros três cenários, em todos Fogaça e Tarso estão empatados. Nos cenários em que está incluída, a governadora Yeda Crusius (PSDB) aparece em terceiro lugar, com 8%. Na consulta espontânea – quando não são apresentados os nomes dos candidatos –, 74% dos entrevistados responderam não saber em quem votar.

No cenário em que estão todos os candidatos, Tarso obtém seu melhor desempenho entre os eleitores de 16 a 24 anos (37%) e entre aqueles com renda mensal entre dois e cinco salários mínimos (35%). Fogaça chega a 30% das intenções entre aqueles de mais alta renda. Yeda está melhor colocada entre os entrevistados com 60 anos ou mais, com 14%.

Serra lidera entre os eleitores do RS

Em relação à rejeição dos pré-candidatos, 45% dos entrevistados responderam que não votariam de jeito nenhum no primeiro turno em Yeda.

O Datafolha também entrevistou os eleitores do Rio Grande do Sul sobre a disputa pela Presidência. José Serra (PSDB) lidera com 45% das intenções de voto, seguido de Dilma Rousseff (PT), com 27%. Na pesquisa espontânea, 59% responderam que não sabem em que votar para presidente.

Como esta é a primeira pesquisa do Datafolha para o Grupo RBS depois da definição dos principais candidatos, não foram feitas simulações de segundo turno. A partir dos próximos levantamentos serão feitas simulações de segundo turno entre os candidatos que ocupam as primeiras posições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário