Páginas

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Para evitar intervenção, PMDB oferece nomes para disputa em SC

NANCY DUTRA na Folha.com

Depois de um dia inteiro de reuniões do comando do PMDB de Santa Catarina, o presidente do partido, Michel Temer (SP), reuniu, na noite desta terça-feira, a bancada catarinense no Congresso para propor dois nomes para a corrida ao governo do Estado.

O deputado federal Mauro Mariani e o ex-governador Paulo Afonso foram as opções discutidas para garantir a candidatura própria.

Fechado com a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência, que tem Temer como vice, o PMDB trabalha para evitar que a legenda apoie Raimundo Colombo (DEM), conforme anunciado pelo presidente estadual Eduardo Pinho Moreira.

Na semana passada, o peemedebista retirou sua candidatura ao governo e abriu crise com a direção nacional do PMDB. A cúpula do partido trata a atitude de Pinho Moreira como uma quebra de confiança, que abre espaço para a intervenção no Estado e a destituição do diretório atual.

Segundo o senador Neuto de Conto, que participou das discussões ao longo do dia, a decisão definitiva sobre o cenário eleitoral no Estado será tomada na convenção estadual, no sábado (26).

Até lá, os congressistas do PMDB discutirão com o comando local se reeditam a chamada tríplice aliança (PMDB, DEM e PSDB), que elegeu o governador Luiz Henrique da Silveira em 2002 e 2006, e possibilitam a intervenção, ou lançam candidato próprio.

"Meu objetivo é a tríplice aliança. Não há embasamento jurídico para a intervenção", defendeu Luiz Henrique, que veio a Brasília acompanhado dos também ex-governadores Pinho Moreira e Casildo Maldaner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário