Páginas

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Israel devolverá a Turquia navios de frota humanitária

Reboques turcos chegarão ao país para receber as embarcações que foram atacadas pelo exército israelense em janeiro


Efe

JERUSALÉM - Israel devolverá nesta quinta-feira, 5, à Turquia os três navios com bandeira do país que fizeram parte da frota humanitária atacada em janeiro, informaram hoje fontes oficiais.

"O Ministério da Defesa entregará hoje a representantes turcos os navios turcos que violaram o bloqueio naval ao regime do Hamas na Faixa de Gaza e que se encontram ancorados em Israel", informou o governo israelense em comunicado.

Três navios de reboque turcos chegarão nesta quinta-feira a Israel para receber as embarcações atacadas pelo exército israelense no dia 31 de janeiro.

"O Ministério de Exteriores enviou uma mensagem às autoridades turcas na qual expressa a expectativa de Israel de que a Turquia impeça que outros navios turcos violem o bloqueio naval à Faixa de Gaza", acrescenta a nota.

A abordagem, que aconteceu em águas internacionais, causou a morte a dez ativistas turcos (um deles com dupla nacionalidade americana) e provocou duras críticas da comunidade internacional ao Estado judeu, que pouco depois anunciou que aliviaria o bloqueio a Gaza e permitiria a entrada por terra de bens de consumo.

Após três anos de severo bloqueio por mar, ar e terra, Israel permite desde junho a entrada por terra de todo tipo de produtos, com exceção de armas e aqueles materiais que considera que possam ser empregados com fins militares, como, por exemplo, cimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário