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quinta-feira, 3 de março de 2011

Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre firmam pacto para viabilizar metrôs


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Os prefeitos de Curitiba, Luciano Ducci, Porto Alegre, José Fortunati e Belo Horizonte, Márcio Lacerda,
reúnem-se para firmar pacto e viabilizar metrôs.
Curitiba, 03/03/2011
Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Os prefeitos de Curitiba, Luciano Ducci, Porto Alegre, José Fortunati, e Belo Horizonte, Márcio Lacerda, estão unidos pela aprovação dos projetos de metrô das três capitais e a garantia dos recursos a fundo perdido disponíveis no PAC da Mobilidade, do governo federal. Reunidos em Curitiba, nesta quinta-feira (3), os três prefeitos definiram ações conjuntas para a inscrição dos projetos até o dia 3 de abril no Ministério das Cidades e a aprovação, dentro do cronograma estabelecido pelo governo federal, em 12 de junho. 
 
“As três capitais têm interesses comuns e projetos similares. Buscamos recursos da ordem de R$ 2 bilhões para cada cidade e estamos juntos também no trabalho pela desoneração de impostos estaduais e federais para baratear as obras do metrô, ação vista com interesse pelo governo federal", disse Luciano Ducci. "Os projetos estão adiantados, uma vez que há mais de três anos Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre deram entrada com os projetos de metrô junto ao governo federal”, acrescentou. 
 
Para o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, a união das três capitais faz com que as cidades sejam fortes concorrentes na garantia dos recursos disponíveis no PAC da Mobilidade. "Tenho a clara convicção de que Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte têm todas as condições de aprovar os seus projetos. Sabemos que outras capitais também pleiteiam o metrô, mas nossas cidades têm vantagem competitiva em relação às demais pelo detalhamento e andamento dos projetos", afirmou Fortunati.
 
O prefeito José Fortunati disse também que a presidente Dilma deixou clara a prioridade de investir em projetos estruturantes. "Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte atendem os requisitos do governo federal”, completou.
O metrô de Porto Alegre tem 15 quilômetros de extensão e está orçado em R$ 2,2 bilhões.
Márcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte, afirmou que o trabalho conjunto será continuado pelos prefeitos e as equipes técnicas para garantir a aprovação dos projetos. “Agendamos reunião em Brasília para depois do Carnaval. Vamos garantir que até 3 de abril nossos projetos estejam publicados na internet, atendendo o prazo definido pelo governo. Chegou a hora de batermos o martelo. Vamos acertar as bases com o governo federal para que tenhamos a aprovação no mês de junho. Esperamos ter as licitações abertas já no próximo ano para o início das obras”, disse Márcio Lacerda. 
 
Em Belo Horizonte o projeto é de ampliação da linha de metrô existente, que hoje transporta 120 mil passageiros/dia, e é gerenciada pelo governo federal. A obra está orçada em R$ 3,5 bilhões com investimentos do governo federal, município, estado e iniciativa privada e a meta é atender a 900 mil passageiros por dia.
 
Linha Azul
 
Os recursos pleiteados por Curitiba são para a execução da primeira fase da Linha Azul, com 14,2 quilômetros entre a estação CIC-Sul, próximo à Ceasa, e a Rua das Flores, no centro da cidade. O projeto está orçado em R$ 2,25 bilhões em sua primeira etapa. 
O custo total do metrô é estimado em R$ 3,25 bilhões.
A Linha Azul terá 22,4 quilômetros em toda a sua extensão, desde o Terminal CIC Sul (no cruzamento do Contorno Sul com a BR 116) ao Terminal Santa Cândida, no Norte da cidade.  Serão 21 estações para veículos compostos por cinco carros e capacidade para 1.450 passageiros.
No próximo dia 15 de março será realizada a audiência pública do licenciamento ambiental da obra de implantação da Linha Azul. A audiência, referente ao Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), está marcada para as 19 horas, no auditório do Centro de Capacitação da Secretaria Municipal da Educação, na Rua Doutor Faivre, 398.
 
Metrô de Curitiba em números
Extensão: terá 22 km (3 Km em via elevada e 19 Km subterrâneos)
Ligação: do Terminal CIC Sul ao Terminal Santa Cândida
Estações: 21 estações, espaçadas em média a uma distância de 1 quilômetro
Itinerário: A partir da BR, será sob a Rua André Ferreira Barbosa, numa extensão de 2Km até a Av. Winston Churchill, e por ela, sob a canaleta do ônibus expresso, até o Terminal Capão Raso; sempre sob a via, seguirá pela Av. República Argentina e Av. Sete de Setembro, até a Praça Eufrásio Correia. A partir da Praça, seguirá pela Rua Barão do Rio Branco e Riachuelo até a Av. João Gualberto e Av. Paraná, até o Terminal Santa Cândida.
Investimentos: Total: R 3,25 bilhões
Primeira fase - R$ 2,25 bilhões (do Pinheirinho a Rua das Flores / 13 estações, 14,2 Km).
ESTAÇÕES E TERMINAIS
1.Estação CIC Sul -Terminal CIC Sul 
2.Estação Pinheirinho - Terminal Pinheirinho
3.Estação Santa Regina
4.Estação Capão Raso - Terminal Capão Raso
5.Estação Hospital do Trabalhador
6.Estação Portão
7.Estação Morretes
8.Estação Santa Catarina
9.Estação Água Verde
10.Estação Bento Viana
11.Estação Osvaldo Cruz
12.Estação Eufrásio Correia
13.Estação Rua das Flores
14.Estação Passeio Público
15.Estação Alto da Glória
16.Estação Juvevê
17.Estação Cabral - Terminal Cabral
18.Estação Holanda
29.Estação Boa Vista - Terminal Boa vista
20.Estação Cidadania
21.Estação Santa Cândida - Terminal Santa Cândida
 

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