Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2011

Curitiba = Prefeito Luciano Ducci autoriza construção da nova Unidade de Saúde Parolin

principal



O prefeito Luciano Ducci assinou nessa quarta-feira (16) a autorização para o início imediato das obras de construção da nova Unidade de Saúde Parolin, na Regional Portão. O início da obra acontece no mês em que a cidade comemora 318 anos. A assinatura foi na sede da associação de moradores do bairro, ao lado das instalações onde a unidade de saúde está funcionando provisoriamente.
“Vai valer a pena porque, até o final do ano, vocês terão uma unidade moderna, mais ampla, arejada e bem iluminada do que aquela que tão bem serviu à comunidade durante esses últimos 22 anos”, disse o prefeito Luciano Ducci.
A nova Unidade de Saúde da Família Parolin será edificada no mesmo terreno da sede antiga, que nos próximos dias começará a dar lugar a uma construção de 510 metros quadrados – pouco menos que o dobro da configuração original.
Para a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, a obra é fruto da parceria da Prefeitura com a comunidade. “A aspiração dos moradores de querer melhorias no atendimento à saúde e a atitude da administração pública em fazer com que isso aconteça são uma coisa só”, disse Eliane.
A secretária também chamou a atenção para o fato de que, até o final do ano, serão entregues vinte equipamentos novos apenas na área da saúde. O presidente da Associação de Moradores e do Conselho Local de Saúde, Édson Rodrigues, complementou: “É a parceria certa povo e Prefeitura com vontade de trabalhar”.
Mudança - Além de consultórios médicos e odontológicos, o local terá sala de espera mais ampla e um Espaço Saúde – a área de múltiplo uso comunitário destinada à prática de atividades coletivas de prevenção e promoção à saúde e também complementares à orientação terapêutica da equipe de saúde. Essa estrutura estará à disposição dos cerca de 18 mil moradores da área.
“É uma mudança e tanto. Estamos esperando ansiosos para ver o resultado”, disse, emocionada, a técnica de saúde bucal Juliana Maciel da Rosa. Como a colega de trabalho Dilza dos Santos Micoski, ela trabalha no local desde o primeiro dia de funcionamento – uma época em que o asfalto da Rua Brigadeiro Franco terminava bem antes do Laboratório Municipal e garantia uma boa caminhada pelo barro, nos dias de chuva, até a unidade.
Nessas duas décadas, as profissionais de saúde viram crescer o número de casas na região e o atendimento na clínica odontológica saltar de no máximo seis pacientes por dia, no final da década de 80, para doze por cada um dos três dentistas, além dos atendimentos domiciliares e coletivos em escolas e centros de educação infantil todos os dias.
Ao lado do carinho para com a equipe de trabalho e a comunidade e da relativa proximidade do local de residência de cada uma, as técnicas revelaram a razão porque continuam trabalhando no mesmo local depois de tantos anos: o retorno pelo trabalho realizado. “É gratificante ver quando as crianças aprendem de verdade a cuidar dos dentes e levam esse conhecimento para a vida”, resumiu Dilza.
A dona-de-casa Janaína Rodrigues de França ajuda a explicar o sentimento. Aos 24 anos e dona de dentes brancos e gengivas saudavelmente rosadas, ela é mãe de Gustavo, de 1,2 ano e que já começa a aprender a importância dos cuidados com a saúde bucal. “Limpo os dentinhos depois que ele mama. Cuido do jeito que elas continuam me ensinando”, diz a jovem.
A babá Dinair Rosa da Cruz e a pensionista Maria Barbosa estão curiosas para saber como será o atendimento na nova unidade. As duas moram no local há mais de trinta anos. “Eu e minha família sempre fomos bem tratados aqui, o que significa que lá só pode ser muito melhor”, opinou.
A solenidade de autorização para reconstrução da Unidade de Saúde da Família Parolin reuniu moradores, representantes comunitários, autoridades e os vereadores Tico Kuzma e Felipe Braga Cortes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário