Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2011

Donald Trump e a certidão de nascimento de Obama


Alessandra Correa na BBCBrasil


Muita gente acha que a candidatura de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos é uma brincadeira (para alguns, de mau gosto) ou um golpe publicitário, mas as pesquisas mostram que ela vem ganhando força. Na semana passada, a rede de TV CNN divulgou o resultado de uma pesquisa em que perguntou a republicanos quem apoiariam para disputar a eleição pelo partido. Trump aparece na frente, empatado com Mike Huckabee, ex-governador do Arkansas, com 19% da preferência - quase o dobro do que obteve na consulta anterior, feita um mês antes.

Magnata do setor imobiliário e estrela popular da TV americana, onde comanda um reality show, Trump entrou no debate eleitoral causando polêmica. Ele diz ter "grandes dúvidas" de que o presidente Barack Obama tenha realmente nascido nos Estados Unidos. Suas declarações bastaram para trazer de volta um assunto já explorado na última campanha presidencial.

A Constituição americana exige que os presidentes sejam cidadãos nascidos no país. Obama já tornou pública sua certidão de nascimento, do Estado do Havaí, mas não conseguiu convencer os chamados "birthers", corrente segundo a qual o presidente americano na verdade nasceu no Quênia, como seu pai, ou na Indonésia, onde passou parte da infância.

Uma lei aprovada na semana passada no Arizona esquentou ainda mais o debate, ao exigir que, para ter seus nomes na cédula eleitoral no Estado, os candidatos a presidente apresentem suas certidões de nascimento (incluindo o nome do hospital e o médico responsável). A lei acabou vetada pela governadora do Arizona, Jan Brewer, mas mostra como o assunto ainda pode ganhar destaque na corrida eleitoral que se inicia.

3 comentários:

  1. "Obama já tornou pública sua certidão de nascimento"
    MENTIRA!!
    A certidão ORIGINAL nunca apareceu sua imbecil. Vá se informar antes de ficar postando asneiras na internet.

    ResponderExcluir
  2. A certidão de nascimento não apareceu. Obama continua gastando milhões em advogados para não ter que mostrar o documento.
    Finalmente alguém falou minha teoria. Sam Slom, deputado do Havaí, também acha que provavelmente o pai de Obama é outro cara.
    Para um sujeito que fez carreira política com um livro chamado "Sonhos de meu pai" isso seria a ruína política.
    Aliás, só 26% dos americanos acreditam nas lorotas de Obama, ou dizem que acreditam. Vai saber...

    ResponderExcluir
  3. Casa Branca confirma: Obama é americano

    http://tukascaletti.blogspot.com/2011/04/casa-branca-confirma-obama-e-americano.html

    ResponderExcluir