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quarta-feira, 20 de abril de 2011

Menos acidentes = Parceria dos setores público e privado por um trânsito melhor



Uma parceria efetiva envolvendo setor público e iniciativa privada é uma das principais ferramentas para melhoria do trânsito. Esta foi a tônica da Terceira Oficina de Análise de Dados e Planejamento de Ações de Prevenção do Projeto Vida no Trânsito promovida nesta quarta-feira (20) pela Urbs e Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é reduzir os índices de acidentes, mortos e feridos no trânsito.
Do projeto participam, além da Urbs e Secretaria da Saúde, o Batalhão de Trânsito, Siate, Detran, Sest/Senat, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, OAB, Conselho Estadual de Trânsito, secretarias municipais da Educação, Defesa Social, Governo e Antidrogas, hospitais e universidades.
Apresentadas pela coordenadora da área de educação e mobilidade da Urbs, Maura Moro, as ações propostas na oficina desta quarta-feira estão direcionadas a motociclistas, jovens condutores e redução de velocidade e consumo de álcool.
As propostas incluem ações específicas e diferenciadas. No caso de motociclistas, por exemplo, uma das ações prevê o cruzamento de dados da Diretoria de Trânsito da Urbs (Diretran) com dados da Saúde e do Batalhão de Trânsito para definição dos locais e das formas de ação. Isso inclui, por exemplo, desde fiscalização intensiva nos pontos definidos como de maior ocorrência de acidentes, a um trabalho direto junto a empresas que contratam ou trabalham com motociclistas, concessionárias, revendedoras e empresas de acessórios. Outro ponto, é a produção de material, como adesivos, a serem usados por exemplos, nos baús de motos, com mensagens voltadas ao trânsito seguro.
Um importante trabalho também será desenvolvido junto a universidades, envolvendo tanto acadêmicos quanto a direção da instituição, professores e funcionários. A idéia é buscar uma linguagem atrativa que incentive os jovens condutores a abraçar a causa de mais segurança e harmonia no trânsito. O tema pode, inclusive, fazer parte de trabalhos de conclusão de curso e outras atividades acadêmicas.
A 3 Oficina de Análise de Dados e Apresentação de Propostas faz parte do cronograma de trabalho previsto para o lançamento das ações do Projeto Vida no Trânsito em Curitiba. O projeto está sendo desenvolvido em dez países e em cinco cidades brasileiras – além de Curitiba, Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS) e Terezina (PI).
No Brasil, o Vida no Trânsito é coordenado por representantes da Presidência da República e uma comissão interministerial, além da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Bloomberg Philanthopies, Universidade John Hopkins e Global Road Safety Partnership.

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