sábado, 1 de maio de 2010

Nona edição do 1º de Maio Solidário deve reunir 150 mil trabalhadores no Paraná

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - A expectativa da Força Sindical no Paraná é de que cerca de 150 mil trabalhadores participem hoje (1º), a partir do meio-dia, das comemorações da nona edição do 1º de Maio Solidário, em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense.

Segundo o presidente da entidade, Sérgio Butka, este ano o foco será mais uma vez a redução da jornada para 40 horas e a ampliação dos direitos dos trabalhadores de todo Brasil. De acordo com Butka, eles vão aproveitar a presença de autoridades no evento para apresentar suas reivindicações.

O destaque do dia, segundo a programação, é a oferta de 4 mil vagas de emprego pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social. Os participantes terão também à disposição diversas ações de cidadania, em barracas montadas por órgãos governamentais e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) para prestação de serviços.

Cada trabalhador que levar 1 quilo de alimento para ser doado às entidades assistenciais, recebe um cupom para concorrer a prêmios como automóveis, motos, refrigeradores, televisores e computadores. Balanço da Força Sindical mostra que, desde 2002, quando foi realizada a primeira edição, cerca de 300 toneladas de alimentos já foram arrecadadas.

No centro de Curitiba, na Praça Osório, a prefeitura promove desde as 9h, a 2ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional. Participam 52 empresas que oferecem 5 mil vagas de emprego e 3 mil para cursos de capacitação e qualificação profissional, graduação e pós-graduação. As inscrições são gratuitas e o evento prossegue até amanhã (2) às 17h.

Em 2009, 64 mil pessoas passaram pela feira. Este ano, segundo o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense, a expectativa é atender mais de 70 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário