Páginas

sábado, 19 de junho de 2010

Jornal diz que Dilma negocia em Lisboa compra de energética portuguesa pela Petrobras

RANIER BRAGON
ENVIADO ESPECIAL A LISBOA
LUISA BELCHIOR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM LISBOA

O jornal "Diário Econômico" publicou em sua edição deste sábado que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tratará hoje em Lisboa com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, da venda de parte da empresa energética e petrolífera Galp para a Petrobras.

Dilma tem encontro e almoço marcado com Sócrates para o início da tarde (horário de Lisboa, cerca de 9h em Brasília), último evento no seu périplo pela Europa iniciado no início da semana.

De acordo com o diário português --do mesmo grupo que publica o "Brasil Econômico"--, a Petrobras comprariam cerca de 25% da Galp, fatia que sairia da parte hoje pertencente aos italianos da Eni. "É dado como certo o seu encontro [de Dilma] com o empresário Américo Amorim, acionista de referência da Galp", diz a reportagem, ressaltando que a "discrição" na agenda da viagem da petista "é a palavra de ordem".

No mês passado, a Petrobras fechou acordo com a Galp para produzir em Portugal biocombustível com dendê, anuncio feito pelo presidente Lula em Lisboa.

No encontro com Sócrates neste sábado, Dilma terá outro assunto de relevância econômica a ser tratado. No final do mês, a Portugal Telecom decide se aceita ou não a oferta de 6,5 bilhões de Euros para vender à espanhola Telefónica sua participação na brasileira Vivo. Como subproduto dessa negociação, haveria interesse dos portugueses, caso cedam à pressão da Telefónica, de adquirir participação em outra telefônica brasileira, a OI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário