segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Manifestantes acampam em frente a hotel no Rio onde ocorre evento de Bill Clinton


Da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Um grupo de manifestantes está acampado em frente ao Hotel Copacabana Palace, onde ocorre o Clinton Global Initiative (CGI) Latin American, que discute o futuro dos países latino-americanos, assim como os avanços na região. O grupo é contrário à presença do promotor do evento, o ex-presidente americano Bill Clinton. A Polícia Militar (PM) reforçou hoje (9) a segurança e acompanha a movimentação no local.
Em grades de proteção colocadas para isolar a parte da frente do hotel, os manifestantes penduraram dezenas de cartazes com críticas à atual situação da saúde e da educação no país, e com os gastos para a Copa do Mundo de 2014.
"Não queremos que um ex-presidente americano venha conduzir como devem ser feitas escolas aqui, como deve ser o futuro da América Latina. Sabemos muito bem do que precisamos e o que queremos e agora. Eles ficam inventando várias coisas que não dão resultado nunca. Só melhora para quem já tem muito, e quem não tem continua morrendo de fome, perdendo suas casas", disse a produtora cultural Cleide Cardoso, de 47 anos, uma das manifestantes.
Ontem (8), um ato no mesmo local terminou com cinco pessoas detidas para averiguação, sendo liberadas logo em seguida. De acordo com Cleide, o grupo pretende ocupar a frente do hotel até o final do evento, amanhã (10), sem barracas e se alimentando por meio de doações.
"Nós iríamos fazer um ato logo hoje de manhã, mas, como a polícia tentou nos cortar desde o início, [ontem] nós resolvemos dormir, ocupar a rua, que é pública, e ficar para o ato da manhã seguinte. De madrugada, nos cercaram com as grades. Que democracia é esta na qual não podemos nos manifestar, lutar pelos nossos direitos e aceitar tudo o que o governo fala e manda? Essa Copa é para quem?", questionou Cleide.
Desde a manhã de hoje, 40 policiais militares fazem a segurança no entorno do hotel. Segundo a PM, o esquema montado é padrão, porque dentro do hotel ocorre um evento com autoridades. Em relação às grades de proteção colocadas na porta do hotel, o Copacabana Palace informou também ser rotina quando se trata de grandes eventos dentro do hotel para evitar possíveis tumultos.
A CGI é uma iniciativa de Bill, de Hillary e da Chelsea Clinton Foundation, que reúne líderes globais com o objetivo de criar e implantar soluções inovadoras para os desafios mais urgentes no mundo. Durante a abertura, Bill Clinton disse que é importante não só saber o que fazer ou quanto isso vai custar, mas também discutir como colocar as propostas em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário