O governador Beto Richa lançou nesta segunda-feira (24/03) o Cartão Vida Paraná, que serve de identificação dos servidores públicos e irá agilizar os serviços do Sistema de Assistência à Saúde (SAS), do funcionalismo. Além disso, poderá ser utilizado em estabelecimentos comerciais credenciados.
“Me sinto realizado por conseguir dar uma resolução prática e que demonstra respeito e consideração pelo funcionalismo do Paraná”, afirmou Richa na solenidade, junto com a secretária estadual da de Administração e Previdência, Dinorah Nogara. “Vale lembrar também que as medidas adotadas, bem como este novo cartão, são resultado do diálogo com os servidores”, ressaltou o governador.
O serviço não tem custos para o Estado e nem para os usuários. O cartão começa a ser distribuído em abril e para os serviços do SAS já poderá ser utilizado a partir do recebimento. O cartão dará mais agilidade ao atendimento dos beneficiários do SAS, pois possui chip que cria um canal de comunicação entre governo, hospitais e usuários, armazenando um fluxo de informações de uso. As questões clínicas e de tratamento de saúde são sigilosas e de uso restrito.
Segundo a secretária da Administração, o serviço possibilitará uma gestão mais eficaz do SAS, com controle junto aos hospitais credenciados e usuários. Será possível consultar o histórico clínico dos pacientes a partir de uma base de dados. Além disso, produzirá indicadores para tomadas de decisões relacionadas ao SAS e fornecerá informações para o desenvolvimento de um programa estadual de saúde ocupacional.
MAIS VANTAGENS – Além da saúde, o cartão pode ser utilizado em estabelecimentos comerciais. “O servidor pode usá-lo em farmácias e supermercados, por exemplo”, disse Dinorah Nogara. “Outro benefício é que não é necessário ter conta em banco e não são cobrados juros”, explicou ela.
O Cartão Vida Paraná oferece ao titular promoções e benefícios em estabelecimentos comerciais credenciados, com desconto em folha de pagamento, em parcela única, de acordo com a margem consignável. Isso significa aumento no poder aquisitivo do servidor.
Para o presidente da Associação dos Servidores Públicos do Paraná, Álvaro Rychuv, a implantação desta modalidade de atendimento é uma grande realização em prol do funcionário público. “Hoje o Governo do Estado mostra que está preocupado com o servidor”, afirmou ele. Para o servidor aposentado Floriano Bordignon, que foi professor na rede estadual por 43 anos, o cartão traz muito benefícios. “Eu achei ótimo, porque o cartão tem mais utilidades além da saúde”, disse ele.
Agilidade – Em 2013, o SAS realizou cerca de 700 mil consultas e 1,5 milhão de procedimentos clínicos. Agora, esses dados poderão ser armazenados e passarão por um controle de qualidade. Com o cartão, quando houver algum tipo de problema no atendimento direto ao usuário, o governo poderá identificar, fazer correções e auditorias do sistema de maneira mais ágil.
“Teremos acumulados o fluxo de maus atendimentos, por exemplo, e poderemos controlar a qualidade de hospitais privados credenciados que recebem dinheiro do governo do estado para prestar atendimento à população”, disse o diretor de Assistência à Saúde, Eduardo Mischiatti. “Teremos indicadores para tomar as decisões do SAS”.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br ewww.facebook.com/governopr
Nenhum comentário:
Postar um comentário