quinta-feira, 29 de julho de 2010

Duda Mendonça pede R$ 15 milhões por campanha

Este é o valor pedido pelo marqueteiro para fazer o primeiro turno da campanha de Hélio Costa, do PMDB, candidato em Minas Gerais

Andréia Sadi, iG Brasília


O publicitário Duda Mendonça é um dos profissionais mais qualificados do marketing político brasileiro. A qualidade do seu trabalho é indiscutível e seu estilo tem influenciado profissionais da área de norte a sul do Brasil. Tê-lo como marqueteiro é o sonho de muitos políticos. Para realizá-lo, no entanto, é preciso estar com as finanças organizadas e o caixa abastecido. Para entregar um trabalho diferenciado, Duda Mendonça cobra um preço igualmente diferenciado.

Na proposta enviada ao candidato ao governo de Minas Gerais Hélio Costa, do PMDB, Duda Mendonça pediu R$ 15 milhões. O valor se refere ao primeiro turno. Um eventual segundo turno seria discutido em outro contrato. Pelo valor pedido, Duda Mendonça montaria um quartel general em Belo Horizonte com 60 pessoas. A equipe trabalharia de junho a outubro. A proposta inclui produção e gravação dos programas de televisão, além da contratação de pesquisas qualitativas. Duda enviou a proposta, mas ainda não obteve resposta do candidato Hélio Costa.

Nas últimas semanas, o publicitário e sua sócia Zilmar Fernandes têm trabalhado forte em duas frentes. Numa, enviam propostas para candidatos em diversos estados. Noutra frente, trabalham para montar equipes qualificadas. As propostas variam de preço, conforme a complexidade do trabalho. A eleição em Minas Gerais é considerada uma das mais complexas do País. Minas Gerais possui o quarto maior território brasileiro, o terceiro maior Produto Interno Bruto, a segunda maior população e o maior número de municípios: 853 municípios.

Outro pré-candidato em Minas Gerais é o ex-prefeito Fernando Pimentel. Pendurado nas prévias do PT no Estado, que acontecem neste domingo, Pimentel também é um cliente potencial de Duda, se ganhar a votação. A maior probabilidade é que ele se candidate para o Senado.

O marqueteiro foi cobiçado por parlamentares de todos os partidos. Um dos primeiros a negociar com Duda foi o vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO). Chegaram a conversar sobre preços e projetos, mas ainda não fecharam negócio, segundo a sua assessoria.

Uma das estratégias dos políticos candidatos é adiar a negociação para tentar um desconto no preço considerado "salgado". Outros senadores, inclusive, desistiraram de contratar os serviços do marqueteiro reclamando da quantidade de clientes de Duda. É o caso do senador Gim Argello, do PTB. Candidato ao governo do Distrito Federal, Gim estava de olho em Duda desde o começo do ano, por indicação de sua amiga, a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, candidata à Presidência da República e que tem como marqueteiro o jornalista João Santana, indicado pelo presidente Lula.

Mas Gim desistiu das negociações. Queria um marqueteiro “mais exclusivo” e em conta. O iG apurou que, para campanha do Senado, Duda chega a cobrar de R$ 6 a R$ 10 milhões, dependendo do pacote contratado. Duda não está fora dos planos de Gim. Ele pensa em contratar seus serviços de consultoria para a campanha.

Para governos estaduais, além de Hélio Costa, Duda está no páreo para a campanha do candidato tucano em Tocantins, Siqueira Campos, e Zeca do PT, no Mato Grosso do Sul. Este último também recebeu recado de Dilma para considerar Duda. A assessoria de Zeca admite conversas com Duda, mas que a decisão ficará para meados de maio já que estão sendo avaliados outros profissionais da área.

O presidente em exercício do PMDB no Maranhão, Remi Ribeiro, confirmou que Duda prestou serviços para Roseana nesta fase inicial, mas o contrato para a campanha ainda está sendo negociado. “Se ele tiver disponibilidade, nós temos interesse. Ele fez as inserções agora na TV para a Roseana do PMDB maranhense, mas ainda estamos conversando”, disse Ribeiro, que não quis falar em valores.

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