quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Aprovação ao governo Lula atinge 80% em dezembro, segundo o Ibope


A expectativa em relação ao governo da presidente eleita, Dilma Rousseff, é ótima ou boa para 62% dos entrevistados

Andréa Jubé Vianna, da Agência Estado
BRASÍLIA - A aprovação ao governo Lula atingiu novo recorde em dezembro, com avaliação ótima ou boa para 80% dos entrevistados, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada há pouco. Outros 4% consideram o governo como "ruim" ou "péssimo". A aprovação pessoal ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva também atingiu nível histórico de alta, com 87% dos entrevistados avaliando positivamente, contra 10% que desaprovam o presidente. Na última pesquisa, divulgada em outubro, a aprovação ao governo Lula era de 77%, enquanto a aprovação pessoal ao presidente era de 85%.
A confiança dos brasileiros no presidente Lula retornou ao nível recorde, de 81%, depois de ter recuado para 76% na pesquisa de outubro. Segundo a pesquisa CNI/Ibope anunciada hoje, o índice em confiança em Lula é maior na região Nordeste, onde atinge 91%.
O levantamento divulgado hoje também fez uma comparação entre o primeiro e o segundo mandato do presidente Lula e para 44% o governo a partir de 2007 foi melhor do que o iniciado em 2003, enquanto 47% acham que o desempenho de Lula foi igual em ambos os períodos.
Expectativa
A expectativa em relação ao governo da presidente eleita, Dilma Rousseff, é ótima ou boa para 62% dos entrevistados, segundo pesquisa divulgada há pouco pela CNI/Ibope. Já 9% consideram que o próximo governo será ruim ou péssimo. Ainda segundo o levantamento, 18% acreditam que o governo Dilma será melhor que o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 58% acham que a próxima gestão será equivalente à atual. Já 14% acreditam que o governo Dilma será pior que o governo Lula.
A pesquisa mostra que a expectativa positiva para o próximo governo na região Nordeste chega a 70%, enquanto nos municípios com até 20 mil habitantes esse índice atinge 65%. Ainda segundo o levantamento, a previsão é de que o governo Dilma seja melhor ou igual ao do governo Lula para 79% das mulheres, enquanto entre os homens o porcentual é de 73%.
Entre as prioridades para o governo Dilma, 51% dos entrevistados elegem a aérea de Saúde como a principal. Em seguida, vem a Educação como meta prioritária para 11% dos entrevistados e Segurança Pública fica em terceiro lugar, com 7% dos entrevistados.
Ainda segundo o levantamento, o combate às drogas e o enfrentamento da fome e da pobreza empatam em quarto lugar, vistos como prioridade por 6%. O combate à inflação e as reformas política e trabalhista são considerados prioridade apenas por 1% dos entrevistados. Itens como reforma agrária, da Previdência e tributária não atingiram nem 1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário