domingo, 19 de dezembro de 2010

Corrupção e instabilidade - O Estado de S.Paulo



Os telegramas do WikiLeaks mostram também como o setor empresarial argelino estaria submetido aos militares. A empresa Sonatrach, gigante do setor de energia, teve sua cúpula destituída depois que o serviço secreto militar os investigou por corrupção. Segundo os americanos, a iniciativa foi a de dar um recado ao presidente: o poder deve também ser dado aos militares.
Um jornal local publicou em 2007 uma história mostrando o envolvimento de dois dos três irmãos do presidente Bouteflika com a corrupção, o que só ocorreu "o tácito estímulo e proteção dos serviços de inteligência".
Para o diplomata francês, o poder está nas mãos do general Toufik Mediene, chefe do serviço secreto que teria indicado que o problema da corrupção chega até a cúpula do regime. "A saúde de Bouteflika não vai bem; nem a da Argélia", disse o general. Para o embaixador americano, Robert Ford, "o regime argelino parece mais frágil que nunca, assolado por falta de visão e um nível sem precedentes de corrupção". No mesmo ano, Bajolet mostrou a preocupação de Paris. "O governo francês está preocupado porque a Argélia se encaminha gradualmente para uma maior instabilidade e não se vê alternativas a Buteflika", disse. Em 2009, o presidente foi reeleito.
Confissões à polícia de ex-membros do grupo Al-Qaeda também confirmam que a pobreza e a falta de uma ação social do governo hoje seria "o maior incentivo" para que jovens da região passem a simpatizar e apoiar o terrorismo. "A Al-Qaeda apoia-se essencialmente na região do Magreb para recrutar jovens, entusiastas da ideia de lutar contra o Ocidente. Mas a realidade é que esse trabalho de recrutamento apenas funciona graças ao desemprego que não para de subir, da pobreza e da frustração dos jovens da região", afirmou um ex-membro do grupo ao jornal Magharebia.
Se não bastasse, governos europeus responderam à pior crise em 70 anos fechando suas fronteiras, aumentando o número de deportações e usando imigrantes como bode expiatório para o desemprego recorde na Europa. Paradoxalmente, querem que os governos do Magreb insistam na luta contra o terror.
Na Argélia, um dos principais destinos era o sul da Espanha, para trabalhar na colheita de cidades como Almería, 130 quilômetros apenas da costa africana. "Não temos mais o que fazer por lá", disse um jovem desempregado de Baghlia. "A colheita é agora feita por espanhóis", diz. Nos últimos dez anos, os espanhóis haviam abandonado o campo.
Outra parte dos africanos viajava até a Europa sabendo que poderia encontrar trabalho na construção civil. Essa porta também foi fechada. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, 6 milhões de operários perderam seus empregos no setor entre 2008 e 2010 nos países ricos. Na Grã-Bretanha, os argelinos lideram os detidos pela polícia sem passaporte ou com vistos falsos. Segundo dados da Frontex, 8,8 mil argelinos foram expulsos da Europa em 2009 por estarem em situação irregular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário