terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Juiz britânico concede liberdade a Assange sob pagamento de fiança



Fundador do WikiLeaks é acusado de crimes sexuais pelas autoridades da Suécia

Associated Press e Reuters
LONDRES - A Justiça do Reino Unido concedeu liberdade a Julian Assange, fundador do WikiLeaks, sob pagamento de fiança, segundo o veredicto de um juiz do Tribunal de Magistrados de Westminster nesta terça-feira, 14.
O australiano estava preso há uma semana, quando se entregou às autoridades britânicas para cooperar com as investigações da polícia da Suécia, que o acusa de crimes sexuais.
O juiz Howard Riddle concedeu liberdade ao australiano até que seja realizada a próxima audiência sobre o caso, marcada para 11 de janeiro. Ele disse que Assange deve se manter em "condições estritas" enquanto enfrenta o processo de extradição da Suécia.
Entre as condições, Assange terá de usar um dispositivo eletrônico que controlará sua localização. Além disso, precisará se apresentar à polícia diariamente às 18 horas e deverá ser mantido em custódia durante dois períodos fixos. A fiança dele foi fixada em 200 mil libras (US$ 310 mil ou R$ 541 mil).
O tribunal londrino estava lotado de advogados e jornalistas. Também estavam presentes personalidades de todo o mundo, como o cineasta britânico Ken Loach e a socialite Jemima Khan, que ofereceram 20 mil libras cada para pagara fiança de Assange.
Assange é considerado o responsável pelo vazamento dos mais de 250 mil documentos americanos, que começou no dia 28 de novembro e causou constrangimento às autoridades americanas por ter revelado segredos da política externa dos EUA. Washington classificou a ação como irresponsável e como uma ameaça à segurança nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário