domingo, 31 de janeiro de 2010

Governo do Haiti diz que americanos foram detidos por suspeita de tentarem tirar crianças do país sem autorização



AP
No Extra online

PORTO PRÍNCIPE - Em meio ao caos que se instalou no país depois do terremoto, a polícia do Haiti deteve neste sábado um grupo de dez americanos suspeitos de tentarem tirar crianças do país sem a autorização necessária.

A ministra de Comunicações, Marie-Laurence Jocelyn Lassegue, informou que os americanos foram detidos com 33 crianças ao tentar atravessar a fronteira para a República Dominicana.

Segundo a agência de notícias Associated Press, o americano de Idaho Sean Lankford informou que sua mulher e a filha de 18 anos estavam entre os americanos detidos. Lankford, que faz parte da Igreja Batista, disse que o grupo queria levar as crianças para um orfanato que foi montado em um hotel na República Dominicana. Ele disse que o grupo acreditava estar com a documentação necessária para levar as crianças.

Lankford disse que funcionários do governo americano estavam trabalhando para localizar os dez integrantes da igreja detidos. Ele afirmou que parentes de Idaho estavam em contato com os americanos detidos via telefone e mensagens de texto.

O Haiti impôs novos controles sobre adoções de crianças no país. Agora, a autorização deve ser dada pessoalmente pelo primeiro-ministro Max Bellerive para evitar o tráfico de crianças. A estimativa é de que milhares de crianças foram separadas de seus pais após o terremoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário