terça-feira, 12 de agosto de 2014

Consultoria projeta vitória de Aécio no segundo turno



O candidato da Coligação Muda Brasil à Presidência da República, Aécio Neves, deve ganhar a eleição no segundo turno, com uma vantagem de 2 a 3,6 pontos percentuais sobre a candidata do PT. A projeção é da consultoria Macrométrica e foi feita com base na última pesquisa Ibope de intenção de voto.
Na pesquisa do Ibope, Dilma aparece com 38% das intenções de voto no 1º turno, Aécio, com 23%. No 2º turno, ainda segundo a pesquisa, a presidente teria 42% e o senador 36%, com 22% dos entrevistados não optando por nenhum dos dois.
“Esse último percentual de não comprometidos tende a cair ao longo do tempo, na medida em que uma parte for migrando para os dois candidatos”, diz a Macrométrica em reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal Valor Econômico.
Votos migrandoDos 17 pontos percentuais de eleitores que devem migrar para um dos candidatos na disputa de segundo turno, 23,5% – ou 4 pontos percentuais – vão para Dilma e 76,5% – ou 13 pontos percentuais – para Aécio.
“O resultado é a vitória de Aécio com 49,8% dos votos, contra 46,2% para Dilma e 4% de VNC (votantes não comprometidos). Como os VNC nunca são considerados na apuração do resultado final, a vitória de Aécio seria com 51,8% contra 48,2% de Dilma, ou seja, por diferença de 3,6 pontos percentuais.”, afirma o estudo.
Método de análise
A Macrométrica usou o esquema de análise de Nate Silver, o editor-chefe do site “FiveThirtyEight”, para fazer esta projeção. Na eleição presidencial americana de 2012, Silver acertou o resultado de todos os 50 Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário