sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Vendas no varejo caem 0,7% em junho, informa IBGE



Brasília (DF) – As vendas no comércio varejista caíram 0,7% em junho, em comparação com o mês anterior. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice foi o pior desde maio de 2012, quando apresentou queda de 0,8%. O líder da Minoria na Câmara, deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG), afirmou que o momento é de “uma série de resultados negativos” para o país.
De acordo com o tucano, há um conjunto de fatores que se acumulam para tornar o cenário econômico fraco. “É uma realidade dura. A inflação vem crescendo em um processo de recessão, com queda constante nas vendas e na oferta de emprego. Falta um governo responsável e competente para reverter essa situação”, disse.
A reportagem publicada nesta quinta-feira (14) no portal G1 mostrou que, em junho último, o volume de vendas caiu na maioria das atividades pesquisadas, com destaque para veículos e motos, partes e peças (-12,9%), livros, jornais, revistas e papelaria (-5,3%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,2%), entre outros.
Segundo o deputado, apesar de o governo tentar “tapar o sol com a peneira”, a falta de confiança dos investidores no Brasil cresce cada vez mais. “Em qualquer cenário econômico onde haja o mínimo de confiança no governo, a tendência é que os preços abaixem quando as vendas caem. Essa regra, no entanto, não funciona aqui porque o governo atrapalha o mercado e a inflação só aumenta”, reiterou.
O IBGE ainda informou que a taxa acumulada das vendas de veículos, motos, partes e peças foram de -7,9% nos seis primeiros meses de 2014 e -4,3% nos últimos 12 meses.
Previsibilidade
O parlamentar afirmou também que a falta de credibilidade do PT vem dos anos de maquiagem das contas públicas e mentiras à população.
“É lamentável que esse recurso seja tão utilizado pela gestão petista. Para quem acompanha o cenário econômico, os índices são absolutamente previsíveis e condizentes com a má condução e gerenciamento do governo”, destacou.
*Rede45

Nenhum comentário:

Postar um comentário