domingo, 24 de agosto de 2014

Investimentos em Infraestrutura para transformar o Nordeste



A conclusão da Ferrovia Transnordestina, a expansão da malha ferroviária da região, com a conclusão da Ferrovia Oeste-Leste, melhorias e duplicação de rodovias federais em toda a região e investimentos em energia e em infraestrutura turística. Essas são algumas das ações previstas para Infraestrutura e Competitividade do Plano Nordeste Forte, voltado para o desenvolvimento socioeconômico da região.
“Vamos priorizar a conclusão das obras de infraestrutura, que são gargalos à competitividade de quem produz, principalmente, nessa região. Isso é absolutamente essencial”, disse Aécio Neves, candidato a presidente pela coligação Muda Brasil, durante o lançamento do plano em Salvador.
Um dos focos do plano é fortalecer o transporte ferroviário na região, concluindo as obras das ferrovias Trasnordestina – que terá seu projeto ampliado para contemplar os Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí –, e Oeste- Leste, atualmente atrasadas.
BRs
Por meio do Nordeste Forte, Aécio também assume compromisso com a manutenção e duplicação em estradas federais, como nos gargalos da BR-324, BR-242, BR-101, além dos eixos rodoviários da BR-116 entre o Sudeste e Fortaleza, da BR-110 Mossoró-Salvador, e da BR-020 Barreiras-Fortaleza.
Os investimentos públicos nos portos também serão ampliados, ao mesmo tempo em que os aportes privados serão incentivados. Assim, além da modernização de Complexos Portuários, o governo Aécio irá combater alguns dos principais gargalos do país.
Rios e energia
As hidrovias também terão um papel importante para o desenvolvimento logístico do Nordeste, sendo os rios São Francisco e Parnaíba os principais vetores para esse transporte não só na própria região, mas também para ligação com o Sudeste, o Centro-Oeste e o Norte. Na área energética, o plano contempla o diagnóstico e a reformulação de estratégias de implantação das Refinarias Abreu e Lima, Premium I e Premium II, visando à superação dos atuais obstáculos de prazos e custos para garantir sua conclusão. Em relação à energia elétrica, o plano prevê o desenvolvimento do potencial eólico e solar na região.
O Nordeste Forte também terá como foco o desenvolvimento do potencial turístico da região, com o objetivo de que ela se consolide como um grande polo internacional, com atenção especial à infraestrutura necessária para o turismo de negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário