terça-feira, 26 de julho de 2011

Curitiba investe R$ 60 milhões em iluminação




Curitiba fecha este ano ampliando 25 quilômetros da rede de iluminação pública e com 20 mil luminárias trocadas. O investimento é de R$ 60 milhões. A melhoria equivale a renovar um sistema de iluminação de uma cidade com o porte de Foz do Iguaçu, que hoje tem 250 mil habitantes. “Os investimentos estão deixando as ruas mais seguras à noite, além de melhorar a iluminação de monumentos públicos e preparar a cidade para a Copa de 2014”, afirma o prefeito Luciano Ducci.
Este é um dos maiores investimentos de iluminação da cidade na última década. Por toda Curitiba, as equipes da Secretaria de Obras substituem antigas luminárias, aumentando a rede de iluminação, e instalam iluminação cênica em monumentos e praças, além da nova iluminação pública que será usada para a Copa de 2014.
Anel Viário – Uma das regiões que está ganhando a nova iluminação para a Copa é a do Anel Viário. As ruas de acesso aos estádios de futebol estão ganhando postes especiais, que distribui a luminosidade, acabando com pontos escuros nas ruas. Outra vantagem é o uso de lâmpadas de vapor metálico, que dão mais visibilidade durante a noite, proporcionando maior sensação de segurança.
Outra medida que está aumentando a segurança na cidade é a substituição de 20 mil luminárias com lâmpadas de 70 watts por equipamentos de alto rendimento, de 100 watts. Mais eficientes, as novas luminárias evitam a dispersão da luz e direcionam todo o facho luminoso para o chão. “Com os novos equipamentos, as pessoas podem andar na rua, vendo com melhor definição pessoas e objetos durante a noite”, disse.
Além de trocar as luminárias, a Prefeitura fará a extensão de 25 quilômetros da rede de iluminação. Serão atendidas novas ruas de conjuntos habitacionais ou atendidas regiões reurbanizadas pela Prefeitura.
Especial – Outra melhoria programada pela Secretaria de Obras é a implantação de iluminação especial em importantes ruas que estão sendo revitalizadas. As avenidas Marechal Floriano Peixoto e Cândido de Abreu e as ruas Carlos de Carvalho e Fredolin Wolf terão iluminação especial para os pedestres, pistas, calçadas e pontos de ônibus.
Neste ano, a Prefeitura já fez a melhoria no Largo da Ordem; Igreja do Carmo; Memorial Árabe; Praça 19 de Dezembro; Praça Los Angeles, no Seminário, parque Barigui, parque Tanguá, entre outros locais turísticos. Ainda estão programadas a implantação de iluminação cênica em outros pontos turísticos do roteiro da Linha Turismo, como o Jardim Botânico; Marco Zero, na Praça Tiradentes; Praça do Batel; Bosque João Paulo II; Leão Alado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário