quinta-feira, 28 de julho de 2011

Novo Barigui = Pavilhão do Barigui dará lugar a Centro de Eventos


principal
Pavilhão do Parque Bairgui que será demolido para a construção de um novo espaço.
Foto: Ricardo Almeida/SMCS - ARQUIVO

O presidente da Urbs, Marcos Isfer, assinou nesta quarta-feira (27) a Ordem de Serviço que autoriza o Consórcio Positivo/J. Malucelli a demolir o antigo pavilhão do Parque Barigui e iniciar as obras de construção do novo centro de eventos de Curitiba.  O documento foi recebido pelo diretor executivo do consórcio Marcelo Bueno Franco. De acordo com o contrato, as obras devem estar prontas no prazo de um ano.
O contrato para construção e exploração do novo centro foi assinado no fim de maio pelo prefeito Luciano Ducci. Além de um novo espaço de eventos, as obras incluem paisagismo, revitalização das pistas de caminhada e ciclovia, nova sinalização do parque, melhoria de estacionamento e a construção de uma nova travessia de pedestres na avenida Cândido Hartmann.
Ao assinar a ordem de serviço o presidente da Urbs destacou que Curitiba passará a contar com um novo endereço para feiras e congressos nacionais e internacionais, o que será mais um fator a contribuir com o desenvolvimento social e econômico da cidade. Construído em 1975 o antigo pavilhão já não atendia a demanda da cidade por grandes eventos.
Energia renovável - O novo espaço Barigui terá visão para o lago e permitirá a quem está no parque também ver o lado de dentro. A água da chuva será reaproveitada e, apesar de ter uma área para abrigar até cinco mil pessoas ao mesmo tempo, não haverá utilização de aparelhos de ar condicionado em função da existência de um sistema de ventilação natural, além de contar com aproveitamento da iluminação natural para garantir menor consumo de energia.
O espaço para eventos terá cinco mil metros quadrados sem uma única pilastra o que garante aproveitamento total da área que, construída em módulos, permitirá contar com auditório para cinco mil pessoas. Outros 2,5 mil metros quadrados serão destinados às áreas complementares – sanitários, camarins, cozinhas, despensas, etc.
Paredes externas terão pontos de vegetação vertical e todo o entorno terá um novo paisagismo respeitando – e valorizando – as características do parque. A programação de eventos deverá levar em conta a própria programação do parque por onde passam em torno de 120 mil pessoas por fim de semana.
Sustentabilidade - “É um edifício moderno, com alto padrão de qualidade e sustentável”, afirma Manoel Coelho, arquiteto que assina o projeto. A sustentabilidade, diz ele, começa já na obra, com o reaproveitamento de materiais como, por exemplo, a estrutura de madeira do pavilhão atual que será doada pela Urbs à Fundação de Ação Social do município.
A construção do novo centro de eventos no Parque Barigui e das obras complementares faz parte do contrato assinado em maio, a partir da licitação para concessão onerosa de uso e exploração de bem público precedido de obra pública.  A programação de eventos a serem desenvolvidos neste espaço deverá ser submetida e aprovada pela Urbs que, ao licitar o uso do espaço, garantiu a substituição do antigo pavilhão do Barigui por um novo e moderno centro de eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário