quarta-feira, 27 de julho de 2011

Exportando ideias - Parceria deve levar Secretaria Antidrogas a Cianorte



Cianorte deve ser a próxima cidade paranaense a criar uma central de combate às drogas com suporte da Secretaria Antidrogas de Curitiba. Na última terça-feira (26), o secretário Antidrogas Hamilton Klein esteve no município do noroeste do estado e entregou um termo de cooperação técnica que será analisado pelo prefeito Edno Guimarães.
Se aprovada, a cooperação terá início com o treinamento de professores da rede municipal de ensino.
Klein participou da cerimônia de entrega de dois cães farejadores, que foram treinados pelo Bope em Curitiba e ajudarão no trabalho da Polícia Militar local.
“Estudos mostram que entre 80% e 90% dos crimes estão ligados às drogas. É fundamental que todos os municípios estejam unidos nesta luta. A nossa Secretaria está sempre à disposição para ajudar os municípios que desejarem este suporte”, afirma o secretário de Curitiba.
Parcerias - Desde 2008, a secretaria de Curitiba já ajudou na instalação de centros de prevenção ao uso de drogas em nove municípios – Fazenda Rio Grande, Colombo, Agudos do Sul, Campo Magro, Pontal do Paraná, Paranaguá, Araucária, Castro e Matinhos.
Cornélio Procópio e Mandirituba também estão na lista das cidades que devem firmar a parceria.
Pelo programa “Exportando Ideias”, a Antidrogas de Curitiba faz o treinamento de agentes das outras cidades, fornece material didático e ajuda na montagem da infraestrutura.
“O que normalmente acontece nos municípios é a falta de uma política pública definida para tratar da prevenção, associada com a falta de mão de obra especializada. Os hospitais tampouco têm estrutura”, comenta Hamilton Klein. Klein falou ainda dos bons resultados dos programas de Curitiba. “Houve aumento de 25% no número de participantes do Programa Bola Cheia, no primeiro quadrimestre de 2011. Além disso, o número de ocorrências atendidas pela Guarda Municipal caiu 28,6%, de 2009 para 2010, nas áreas de atuação do mesmo programa. Foram consideradas as ocorrências registradas no raio de um quilômetro das escolas onde o programa acontece”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário