quinta-feira, 10 de maio de 2012

Curitiba é referência para o Brasil em ações antidrogas



Curitiba é modelo não apenas para municípios vizinhos, mas também para outras cidades do Brasil em ações de prevenção às drogas. Nesta semana, a Secretaria Antidrogas de Curitiba realiza a quarta edição do curso de Atualização em Prevenção ao Uso e Abuso de Substâncias Psicoativas, que conta com a participação de secretários e servidores dos municípios de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana, e também de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
“Através do treinamento temos o objetivo de dar suporte aos municípios e cidades conveniadas, para que possam conduzir os programas da mesma maneira que Curitiba. Desta maneira terão o mesmo sucesso e, quem sabe, até mais”, comenta o secretário Antidrogas de Curitiba, Hamilton Klein. “A intenção é difundir a experiência de Curitiba”, complementa.
Durante a capacitação que teve início nesta segunda-feira (7) e se encerra na sexta-feira (11), com prova escrita, a equipe da SAM e voluntários de diversas áreas, como psiquiatria e psicologia, destacam diversos temas relacionados à prevenção. Os assuntos vão desde os conceitos e formas de abordagem e noções básicas em dependência, até a classificação das drogas e os projetos e áreas de atuação da Secretaria Antidrogas de Curitiba.
“Quando falamos em prevenção a drogas, a cidade de Curitiba é uma unidade polo, não só para a Região Metropolitana, mas também na esfera nacional”, destaca o diretor Antidrogas, da Secretaria de Defesa Social de Fazenda Rio Grande, Douglas Guedes, que participa da capacitação junto com outros cinco servidores que atuam nos programas de prevenção.
“A qualidade do curso é excelente”, elogia o secretário Antidrogas e Defesa Social de Uberlândia (MG). “Através dessa capacitação iremos criar as equipes para começar a disseminar o trabalho de prevenção. A orientação da Secretaria Antidrogas de Curitiba está sendo fundamental, uma vez que possui uma vasta experiência no assunto”, complementa. “Sabemos que os resultados virão a longo e médio prazo”.
Módulos - Além da parte teórica, a capacitação inclui visitas técnicas a Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC), comunidade terapêutica CEIFAR e ao Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS/AD Centro Vida. Clique Aqui e confira a programação completa do 4º Curso de Atualização em Prevenção ao uso e Abuso de Substâncias Psicoativas da Secretaria Antidrogas de Cuririba. Clique aqui para saber mais detalhes do curso.
Exportando Ideias – Pelo projeto Exportando Idéias, a Secretaria Antidrogas de Curitiba auxilia a implantação de ações de prevenção em outros municípios. Atualmente sete municípios da RMC são conveniados: Fazenda Rio Grande, Paranaguá, Pontal do Paraná, Colombo, Araucária, Agudos do Sul e Campo Magro. No ano passado, a SAM firmou convênio também com o Estado do Paraná. Já o termo de cooperação técnica com a cidade de Uberlândia (MG) encontra-se em estágio avançado e deve ser assinado dentro de poucos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário