segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Ipem registra em dois anos aumento na atividade de fiscalização e orientação



Rubico Camargo

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) registrou pelo segundo ano consecutivo um aumento significativo nas suas atividades, caracterizadas pela orientação e fiscalização de serviços e de produtos fabricados e comercializados no Estado. 

As verificações metrológicas e fiscalizações dos instrumentos de medição (como taxímetros, bombas de combustíveis e balanças, entre outros), em relação à inspeção de instrumentos novos, antes de serem comercializados, chamada de “inicial”, tiveram um crescimento de 26,86% em relação a 2011. As verificações periódicas e eventuais tiveram um acréscimo de 5,46% em relação ao mesmo período. 

A fiscalização de produtos com a conformidade avaliada, onde estão incluídos os brinquedos, plugs de tomadas, capacetes para motociclistas, extintores de incêndio, botijões, mangueiras e reguladores para gás de cozinha, preservativos de uso masculino (camisinha) e muitos outros, as ações fiscalizatórias tiveram um crescimento de 21,22% em 2012. O número de empresas visitadas aumentou em 10,60%, em relação a 2011. Na fiscalização de produtos pré-medidos, aqueles cuja quantidade é determinada sem que o consumidor acompanhe o processo de medição, geralmente acondicionado em algum tipo de embalagem, cujo rótulo obrigatoriamente deve trazer a quantidade de produto nela contido, houve aumento de 16,30% no número de exames oficiais. 

Em 2012, o Ipem realizou 272.284 verificações metrológicas – contra 258.186 efetuadas em 2011, que já havia representado um acréscimo de 23,58% em relação ao ano anterior. “O Instituto vem realizando um bom trabalho nos dois últimos anos, alcançando percentuais positivos, depois de três anos com percentuais negativos”, afirma o presidente do órgão, Rubico Camargo, que determinou que o trabalho dos fiscais fosse realizado de forma a orientar, inclusive dentro das empresas fabricantes de produtos que passam pela verificação metrológica. 

O Ipem também realizou no ano passado 174.954 pré-exames. No quesito “exame oficial”, que ocorre quando os fiscais trazem os produtos para passar pelo laboratório oficial, sob as normas e portarias do Inmetro, houve um acréscimo de 16,30% em relação à 2011, com a realização de 17.469 exames. 

O Ipem fiscaliza produtos que por suas características podem colocar em risco a saúde e a segurança do cidadão e também do meio ambiente, caso sejam fabricados de maneira inadequada. Em 2012 foram 51.711 ações de fiscalização realizadas, que representaram um aumento de 21,22% em relação a 2011. Foram 5.132 empresas visitadas, que representaram 10,60% a mais do que no ano anterior. 

Segundo Rubico Camargo, a atual gestão tem trabalhado pela aproximação do órgão com a população para difundir temas ligados à defesa do consumidor, muitas vezes pouco abordados. Os fiscais atuam nos 399 municípios paranaenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário