segunda-feira, 17 de junho de 2013

Governo do Estado treina técnicos municipais para elaboração dos PPAs


O Governo do Paraná, pelas Secretarias da Administração e da Previdência - Escola de Governo do Paraná, do Planejamento e Coordenação Geral e do Desenvolvimento Urbano, capacita técnicos das prefeituras para a elaboração e implementação dos Planos Plurianuais Municipais (PPA Municipal), relativos ao período de 2014 a 2017. A ação integra as diretrizes do governador Beto Richa, em apoiar e auxiliar todos os municípios a melhor atender os paranaenses. 

Os cursos têm duração de dois dias e terão oito turmas em Curitiba, uma em Cascavel e outra em Londrina. A primeira recebeu treinamento no Auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, em Curitiba, na semana passada e a última será em Londrina, em 10 e 11 de julho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.desenvolvimento.pr.gov.br. 

A iniciativa tem o apoio do Ministério do Planejamento e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) que emitirá os certificados de participação. A articulação entre as secretarias de estado e as instituições nacionais foi realizada pela Escola de Governo do Paraná. “O aspecto mais relevante desta ação interinstitucional e intersetorial é a possibilidade de capacitar os municípios em áreas estratégicas de gestão”, destaca Francine Lia Wosniak, gerente executiva da Escola de Governo do Paraná. 

No programa constam conceitos do plano plurianual e de planejamento; workshop de ferramentas de gestão: SWOT, análise de problemas, árvore de problemas e resultados; sistemática para a construção do PPA e estratégias de execução; monitoramento e avaliação; importância da unidade de planejamento e sistema PPA municipal. 

SISTEMA – De acordo com o professor Rogi Rusch, assessor técnico da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, em qualquer forma de gestão, tanto no setor privado como no setor público, um planejamento bem elaborado é extremamente importante. “A ideia é repassar aos técnicos municipais toda sistemática de planejamento para uma boa elaboração de PPA e não apenas para cumprir a lei. Para isso, trabalhamos intensamente as ferramentas de gestão e ainda disponibilizamos, após o término do curso, videoaula com orientações sobre como acessar algumas bases dos governos estadual e federal que contém informações relevantes para o processo”, explica Rusch. 

Para a secretária municipal de Planejamento, Economia e Gestão de Tibagi, Adriana Moura, o apoio do Governo do Estado é fundamental no início de novas gestões. “Muitos ainda não dominam o funcionamento da máquina pública. Como o PPA será entregue em agosto e iremos gerir os recursos nos próximos quatro anos, temos que desenvolver este plano com sabedoria”, analisa Moura. 

O secretário municipal de Administração de Guaraci, Sidnei Dezoti, diz que o curso contribui para que todos tenham uma linha para desenvolver o PPA. “Pequenos municípios do interior não têm muitos técnicos para executar o plano”, avalia Dezoti. “É uma excelente oportunidade para nós que estamos no interior e temos muita dificuldade, principalmente com os indicadores durante a elaboração do plano”, destaca Sirlei Biranoski, oficial administrativa de Rio Bonito do Iguaçu. 

O contador da prefeitura de Ariranha do Ivaí, Edmilson Duarte, disse que o curso amplia os conhecimentos técnicos para elaboração do plano plurianual e possibilita a troca de informações com outras administrações municipais. 

INSCRIÇÕES – A Secretaria do Desenvolvimento Urbano é responsável pela divulgação e inscrições dos cursos junto às prefeituras, como também pela logística das equipes de apoio para acompanhar a execução das ações em Curitiba e interior. “A receptividade têm sido muito boa e o interesse pelos cursos superou nossas expectativas. Oferecemos duas vagas por município, mas a maioria solicitou o aumento de vagas”, afirma Larizza Gaglione, chefe da Coordenadoria de Relações Institucionais e Qualificação, da Secretaria. 

As inscrições são gratuitas e devem ser no endereço: http://www.desenvolvimentourbano.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=41. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário