quinta-feira, 13 de junho de 2013

Senadores condicionam sabatina de diplomatas à presença de Patriota em comissão da Casa


 da Agência Brasil
Brasília – As sabatinas de três brasileiros indicados para ocupar cargos como embaixadores brasileiros em outros países estão suspensas e sem data definida. Os senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), responsáveis pela aprovação do nome dos novos embaixadores, decidiram paralisar essas deliberações até que o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, compareça à comissão.
Os senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Cristovam Buarque (PDT-DF), Pedro Taques (PDT-MT) e Pedro Simon (PMDB-RS) apresentaram um requerimento ao grupo de parlamentares para que o ministro fosse convidado a falar sobre a criação do bloco Aliança do Pacífico. Os parlamentares queriam discutir a posição do Itamaraty sobre o bloco, os reflexos para a integração latino-americana e os possíveis impactos sobre as economias do Mercosul.
No requerimento, os senadores alertam que México, Chile, Colômbia e Peru – criadores da Aliança do Pacífico, vão concorrer diretamente com o Mercosul. “Não é insensato intuir que os Estados Unidos devem ver com bons olhos essa nova aliança, pois representa um cavalo de Tróia na estratégia de integração latino-americana, cujo desmantelamento sempre interessou aos poderosos vizinhos do Norte”, destacaram no requerimento.
Como até hoje Patriota não definiu uma data para prestar as informações ao grupo que discute questões relacionadas à política internacional, a comissão transformou hoje (13) o convite em convocação.
Os senadores teriam que deliberar sobre a indicação de quatro embaixadores e decidiram marcar a data de apenas uma sabatina. Com a expectativa da visita do Papa Francisco ao Brasil, a comissão decidiu que a deliberação sobre o nome de Denis Fontes de Souza Pinto para ocupar a vaga de embaixador do Brasil junto ao Vaticano, será feita na próxima semana, dia 18.
As datas para a sabatina de Carlos Eduardo Sette Camara, para a embaixada do Brasil nas Bahamas, Piragibe dos Santos Tarragô, para a embaixada brasileira nos Países Baixos e Lineu Pupo de Paula, candidato ao cargo de embaixador na Guiana, vão depender do comparecimento do ministro à comissão. Inicialmente, os diplomatas seriam ouvidos no próximo dia 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário