terça-feira, 2 de julho de 2013

Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal pede demissão


Da Agência Lusa
Lisboa - O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, apresentou hoje (2) o seu pedido de demissão ao primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.
A decisão "é irrevogável", e obedece à sua "consciência", segundo comunicado.
Paulo Portas contesta a escolha de Maria Luís Albuquerque para a pasta das Finanças, depois da saída de Vitor Gaspar, com quem tinha "conhecidas diferenças políticas".
"A escolha feita pelo primeiro-ministro teria, por isso, de ser especialmente cuidadosa e consensual.(...) Expressei, a tempo, este ponto de vista ao primeiro-ministro que, ainda assim, confirmou a sua escolha [de Maria Luís Albuquerque]. Em consequência, e tendo em atenção a importância decisiva do Ministério das Finanças, ficar no governo seria um ato de dissimulação. Não é politicamente sustentável, nem é pessoalmente exigível".
"O primeiro-ministro entendeu seguir o caminho da mera continuidade no Ministério das Finanças. Respeito mas discordo", adiantou.
O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, apresentou segunda-feira (1) o pedido de demissão e vai ser substituído pela sua secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque.
Numa carta enviada ao primeiro-ministro, Vítor Gaspar admitiu ter pedido duas vezes a demissão do governo, em 2012 e já em 2013, e justifica a sua saída com a falta de "mandato claro" para concluir a tempo a sétima avaliação da troika (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e a Comissão Europeia).
Portas adianta que, em dois anos de governo, "protegeu até ao limite das suas forças o valor da estabilidade", mas "a forma como, reiteradamente, as decisões são tomadas no governo torna, efetivamente, dispensável" a sua contribuição.
O comunicado termina com um agradecimento aos colaboradores no Ministério dos Negócios Estrangeiros e colegas de governo, "sem distinção partidária".

Nenhum comentário:

Postar um comentário