sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Médicos com diploma estrangeiro fazem o Revalida neste domingo


da Agência Brasil
Brasília - Os 1.772 candidatos inscritos no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) fazem a prova neste domingo (25). O exame será para aqueles que obtiveram diploma expedido por instituições de ensino superior estrangeira e querem atuar no Brasil.
O Revalida será aplicado em dez capitais: Brasília, Rio Branco, Manaus, Salvador, Fortaleza, Campo Grande, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. A prova objetiva será feita entre as 8h e as 13h, horário de Brasília. As questões discursivas ocorrem no mesmo dia, entre as 15h e as 18h. Confira aqui os locais de prova.
O Revalida foi criado em 2011 e é aplicado uma vez por ano, em duas etapas. A primeira, uma avaliação escrita – composta por uma prova objetiva, com questões de múltipla escolha, e uma prova do tipo discursiva. Na segunda etapa, avaliam-se as habilidades clínicas.
Entram na avaliação conteúdos e competências das cinco áreas de exercício profissional: cirurgia; medicina de família e comunidade; pediatria; ginecologia e obstetrícia; e clínica médica. Além disso, o exame estabelece níveis de desempenho esperados para as habilidades específicas de cada área.
Antes do Revalida, cada instituição de ensino superior estabelecia os processos de análise da correspondência curricular, seguindo a legislação de revalidação de diplomas prevista no país.
O exame é conhecido pelo alto grau de dificuldade. No ano passado, o índice de aprovação variou entre 6,41% de aprovação entre estudantes bolivianos e 27,27% de aprovação entre os venezuelanos. Os brasileiros com diploma estrangeiro também são obrigados a fazer o exame para trabalhar no país – o índice de aprovação deles no ano passado alcançou 7,5%, inferior ao resultado de 2011 (7,89%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário