Tweet
O secretário da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, anunciou nesta terça-feira (26) a criação da Comissão Estadual de Controle de Tabagismo, que terá prazo de 90 dias para apresentar um plano de ações a serem aplicadas pela secretaria entre 2011 e 2013. “É essencial darmos maior atenção à prevenção para que tenhamos um sistema de saúde menos sobrecarregado no futuro, já que o tabagismo é considerado uma das maiores causas de adoecimento e morte no mundo”, afirmou.
“É preciso intensificar principalmente o combate ao fumo entre a população mais jovem”, disse o secretário Caputo Neto. Devido ao alto índice de jovens fumantes, o tabagismo também já está sendo considerado uma doença pediátrica.
O Paraná oferece tratamento moderno e gratuito na rede pública de saúde para a pessoa que quer parar de fumar. A prevenção do tabagismo pode evitar mais de 50 outras doenças relacionadas a problemas cardiovasculares, respiratórios e cerebrais.
“A lei estadual antifumo já foi um grande avanço da saúde no combate aos males do cigarro. Conseguimos diminuir substancialmente a ocorrência da poluição gerada pelo cigarro em ambientes fechados”, disse a chefe da divisão de Controle do Tabagismo da secretaria, Iludia Rosalinski.
COMISSÃO – A Comissão Estadual de Controle de Tabagismo se reunirá mensalmente e terá a incumbência de discutir e aprimorar as políticas estaduais já existentes.
O grupo será coordenado pelo presidente da Associação Médica do Paraná, José Fernando Macedo e terá também representantes de setores da sociedade diretamente ligados à discussão em torno do tabagismo, como a Associação Paranaense contra o Fumo, Sociedade Paranaense de Tisiologia e Doenças Torácicas, além de representantes da divisão de Controle do Tabagismo da Saúde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A bituca do cigarro é um grande problema nos centros urbanos.
ResponderExcluirEm Curitiba, 8 milhões desses resíduos são descartados por dias.
O PROGRAMA BITUCA ZERO, criado pela empresa curitibana ECOCITY Souções Ambientais, é uma importante ferramenta contra o problema.
A empresa atende todo o ciclo do resíduo: a implantação de coletores especialmente desenvolvidos, a coleta semanal dos resíduos e a reciclagem.
Todo o processo é 100% paranaense e atende toda a legislação em vigor.
Após a reciclagem, os sub-produtos voltam para a natureza, utilizados em áreas ambientamente degradadas.
Informações: ecocitybrasil@gmail.com
www.ecocitybrasil.blogspot.com