segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Nascido em Curitiba = Footsack é oficializado como esporte brasileiro


principal
5º Campeonato Brasileiro de Footsack, realizado no parque Barigui. Na imagem, o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, com o criador do Footsack, Marcos Juliano Ofenbock e o vereador Felipe Braga Côrtes.
Curitiba, 22/10/2011
Foto: Guilherme Dala Barba/SMELJ

Aconteceu neste final de semana, no Parque Barigui, o 5º Campeonato Brasileiro de Footsack, promovido pela Associação Brasileira da categoria em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. Criado em Curitiba, o esporte foi oficializado como genuinamente brasileiro durante a competição.
“É uma grande satisfação para Curitiba ver que a prática do Footsack, que foi criado em nossa cidade, está crescendo a cada ano”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, que prestigiou o evento. “Além de ser um esporte muito completo, que trabalha questões motoras, físicas, táticas e mentais, ele é de fácil acesso para a população, já que utiliza equipamentos de baixo custo e não exige muito espaço”.
O campeonato brasileiro de Footsack reuniu 21 atletas dos estados do Paraná e Santa Catarina, que disputaram jogos individuais e de duplas. Confirmando o seu favoritismo, o atleta William Alves, de Santa Catarina, conquistou o pentacampeonato na modalidade individual. Djoney Schaffer, de Santa Catarina, e Fabio Costacurta, do Paraná, ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente.
“Jogo desde 2008 e a cada ano percebo que tem aumentado o número de atletas e, especialmente, a qualidade técnica das competições. E fico muito feliz com isso, porque valoriza ainda mais essa vitória e mostra que o Footsack está, gradualmente, se estabelecendo em todo o país”, disse William Alves.
Na categoria duplas, William Alves e Johnathan Alves conquistaram o título. O vice-campeonato ficou com Djoney Schaffer e Douglas Lauro, enquanto Cícero Liz e Pablo Tonon ficaram na terceira posição. Todas as partidas foram disputadas nas quadras de Footsack do Parque Barigui.
Este foi o segundo ano consecutivo que Curitiba sediou a competição. Desde sua criação, o Footsack já contou com cinco campeonatos brasileiros (nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro), quatro campeonatos sul-brasileiros, 15 campeonatos estaduais e sete torneios abertos.
Também prestigiaram a competição o diretor de Esporte da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Daher e os vereadores Juliano Borghetti e Felipe Braga Cortês.
Footsack - Criado pelo empresário e economista curitibano Marcos Juliano Ofenbock, o Footsack é derivado de três esportes internacionais: o footbag, tênis e futebol. A partida é disputada em uma quadra de 10mx5m, com uma rede de 1,5m de altura. Um ou dois jogadores de cada lado lançam, com os pés, uma bolinha de crochê recheada com polipropileno reciclado, com o único objetivo de derrubar a bola no campo adversário.
Atualmente o Footsack conta com aproximadamente mil atletas inscritos na Associação Brasileira de Footsack, com destaque para os estados do Paraná e Santa Catarina.

principal
Conheça as regras do Footsack:
- Quadra: é necessária apenas no Footsack competitivo, já que para jogar o recreativo basta uma bolinha e três pessoas ou mais. O campo de cada jogador mede 4m de comprimento por 5m de largura, no individual, e 5m x 5m, em duplas. A quadra é dividida em quatro quadrantes.
- Rede Divisória Central: ocupa toda a largura da quadra e sua parte superior fica a 1,5m do chão.
- Modalidades: No Esporte Oficial, há duas modalidades: individual e em duplas.
- Pontuação: em ambos os casos, são disputados três sets de 21 pontos corridos, sem vantagem – em caso do set chegar ao placar de 20 x 20, é preciso abrir dois pontos de vantagem – e vence aquele que conquistar primeiro dois sets. Cada ponto é obtido quando o atleta passa o footsack por cima da rede e o faz cair no campo do adversário.
- Saque: No saque, o atleta deve chutar o footsack no quadrante diagonal oposto.
- Número de Toques: o atleta deve passar o footsack para o outro lado da quadra em, no máximo, dois toques com qualquer parte do corpo, exceto braço, antebraço e mão. Em duplas, o limite é de cinco toques entre a dupla, mas é obrigatório que ambos toquem na bola na recepção do saque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário