quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ministério da Saúde usará sistema de Curitiba



O sistema on line de notificação de doenças adotado pela Secretaria Municipal da Saúde será referência para o Sistema de Informação de Agravo de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.
Segundo o coordenador geral de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, que veio a Curitiba para conhecer a estratégia, a atualização do Sinan está em estudos para que possa estar renovado em 2013.  
 
“Curitiba é, por um trabalho de aperfeiçoamento histórico, um município de excelência em relação a vigilância epidemiológica e incorporação de tecnologia. Temos, por isso, todo o interesse em conhecer melhor a ferramenta e também que seus técnicos participem dos testes para validação do novo sistema”, explicou Oliveira, que lidera uma comitiva de técnicos do órgão. 
 
A atualização do Sinan, que deverá ampliar o perfil epidemiológico brasileiro e incluir a rede privada de saúde no processo de notificação, representa um investimento inicial de R$ 3,8 milhões.
 
Teresina - Além do grupo do Ministério da Saúde, ao mesmo tempo, uma comitiva da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (Piauí) está em Curitiba para conhecer o funcionamento da rede municipal de atendimento. 
O superintendente  da entidade, Tiago Macedo, e três gestores da fundação fizeram visitas técnicas ao Hospital do Idoso Zilda Arns, ao Centro Municipal de Urgências Médicas Cajuru e à Unidade de Saúde Alvorada, e mantiveram reuniões com as seis diretorias técnicas da Secretaria Municipal da Saúde. “Vamos precisar de muito mais de dez anos para começar a chegar perto do que vocês fazem aqui hoje”, disse Macedo.
 Tanto os representantes do Ministério da Saúde como os da Fundação Municipal de Saúde de Teresina foram recebidos pela superintendente de gestão da Secretaria Municipal da Saúde, Anna Paula Penteado. 
A secretária Eliane Chomatas não pode recebê-los em virtude da participação de um evento técnico no Rio de Janeiro em que o assunto, em dois dias de reuniões técnicas, são as estratégias de assistência, logística e gestão de pessoas adotadas na capital paranaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário