“Paixão de Cristo Segundo Antonina” foto 2009 do Blog AntoninaViva |
Tweet
Antonina prepara-se para o já tradicional espetáculo “Paixão de Cristo Segundo Antonina”, que acontecerá na próxima Sexta-feira Santa a partir das 19h30. Artistas paranaenses, comunidade local e órgãos governamentais se associaram à Prefeitura de Antonina para realizar, pelo sétimo ano consecutivo, um espetáculo marcante do litoral paranaense.
Após sofrer com as fortes chuvas que destruíram parcialmente a cidade, Antonina encontra forças para realizar uma das maiores manifestações de fé e tradição cultural.
O espetáculo tem roteiro e direção de Rafael Camargo e conta com um elenco de atores paranaenses renomados e reconhecidos nos palcos do Paraná. O destaque é para o ator e bailarino André Néri, que o sucesso da apresentação nos últimos anos fez com que fosse novamente convidado para interpretar a figura de Jesus Cristo.
A “Paixão Segundo Antonina” costuma iniciar na histórica Estação de Trem, quando atores e figurantes caminham sob o forte som de um surdo até a Igreja de São Benedito, no centro da cidade, onde o narrador anuncia um “encontro para a celebração da vida”. A partir dai, abrem-se as portas do templo e surgem as figuras que interpretam Jesus Cristo e Nossa Senhora. O diretor Rafael Camargo, como nos anos anteriores, manteve a figura do Demônio, interpretado pelo ator e figurinista Mozart Machado, que acompanha todos os passos da encenação. “Durante todo o espetáculo, existe a presença do Diabo simbolizando as maldades que se cometeram contra Jesus”, diz Camargo.
“Paixão de Cristo Segundo Antonina” foto: 2009 do Blog AntoninaViva |
A realização do espetáculo só foi possível graças ao patrocínio da Copel – Companhia de Energia do Paraná – além do apoio efetivo da Secretária de Ação Social, Fernanda Richa, Secretaria de Estado da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaira e Prefeitura Municipal de Antonina. O prefeito Carlos Augusto Machado (Canduca) diz que se emociona ao ver a cidade novamente agitada com um evento cultural de tal importância. “É comovente constatar que o povo de Antonina, que tem passado por tantas adversidades neste ano, consegue forças e disposição para participar de uma montagem tão importante e tão significativa para a cultura religiosa e popular do Paraná”, diz Canduca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário