quinta-feira, 21 de abril de 2011

Blitz vistoria supermercados em Curitiba


Agentes do Procon em parceria com fiscais do Decon, Ipem, Ministério Publico, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros realizaram nesta manhã(20) blitz em varios estabelecimentos  da cidade. - Curitiba/PR, 20.04.2011 - Foto Jonas Oliveira/AENoticias
Agentes do Procon em parceria com fiscais do Decon, Ipem, Ministério Publico, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros realizaram nesta manhã(20) blitz em varios estabelecimentos da cidade. - Curitiba/PR, 20.04.2011 - Foto Jonas Oliveira/AENoticias
O Procon promoveu nesta quarta-feira (20) uma operação conjunta de defesa do consumidor em supermercados de Curitiba. De acordo com a coordenadora do órgão, Claudia Silvano, o objetivo foi verificar o cumprimento da Lei Municipal nº 13.590, de 09 de setembro de 2010 e Lei Estadual nº 16.723, de 23 de dezembro de 2010, que determinam que “estabelecimentos específicos – em que o consumidor tenha acesso direto ao produto sem intervenção do comerciante – tenham a obrigação de expor o preço por unidade de medida do produto nas prateleiras ou gôndolas”. Dessa forma, o consumidor poderá calcular a quantidade necessária, evitar desperdício e economizar. 

Dos oito supermercados visitados, sete apresentaram o descumprimento das leis, publicidade enganosa e produtos vencidos. Constatou-se que o Angeloni (Bigorrilho) foi o estabelecimento que apresentou menos irregularidades, em comparação com o Extra (Água Verde), campeão de infrações. 

“Em algumas situações encontramos produtos vencidos e com sobreposições de etiquetas. Ou seja, um risco à saúde do consumidor que acha que está comprando algo bom quando não está”, ressalta Claudia. 

Para o Procon-PR, o consumidor deve ficar atento aos prazos de validade principalmente de alimentos perecíveis como carne e embutidos e observar se os rótulos das embalagens não foram substituídos ou sobrepostos. 

“Se o consumidor encontrar alguma irregularidade, deve comunicar as autoridades que as medidas cabíveis serão tomadas”< destaca a a coordenadora. 

Participaram da ação representantes do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), da Delegacia do Consumidor (Delcon), da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros, além da Promotoria de Defesa do Consumidor ligada ao Ministério Público Estadual. 

Os supermercados visitados foram: Carrefour (Parolin), Extra (Água Verde), Angeloni (Bigorrilho), Walmart (Portão), Condor (Novo Mundo), Mercadorama (Novo Mundo), Super Muffato (Portão) e Big (Xaxim). Todos foram escolhidos de forma aleatória com base na localização e por se tratarem de grandes comércios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário