Tweet
O metrô é uma conquista de todos os curitibanos, que sempre se orgulharam de sua cidade e de seu sistema de transporte. Ao longo de quase 40 anos, Curitiba consolidou uma posição de referência nacional e internacional em transporte coletivo.
Trecho do artigo “Metrô: conquista dos curitibanos”, do prefeito Luciano Ducci, publicado nesta terça-feira, 11, na Gazeta do Povo. Leia a seguir a sua íntegra
Metrô: conquista dos curitibanos
Luciano Ducci
O metrô é uma conquista de todos os curitibanos, que sempre se orgulharam de sua cidade e de seu sistema de transporte. Ao longo de quase 40 anos, Curitiba consolidou uma posição de referência nacional e internacional em transporte coletivo.
Nesse período, Curitiba cresceu muito, em todos os sentidos. Já somos 1,7 milhão de moradores, numa cidade que, a cada semana, recebe 1.140 novos automóveis. Vale destacar que a possibilidade de hoje mais curitibanos terem acesso ao carro próprio é também uma conquista e um direito de todos, ao mesmo tempo em que aumenta o desafio do poder público de atrair as pessoas para o transporte coletivo.
O sistema de transporte em superfície, tão eficiente por tanto tempo, começou a apresentar sinais de sobrecarga em algumas regiões da cidade, que tiveram crescimento populacional acelerado. Medidas importantes vêm sendo tomadas para acompanhar com qualidade essa demanda.
O Metrô Curitibano é parte importante de uma estratégia de modernização e renovação completa do sistema de transporte público da cidade.
Nesse sistema, estamos implantando mais e melhores ônibus, revitalizando trajetos, exigindo das empresas mais qualidade e respeito para com os curitibanos. Vamos revitalizar todos os terminais, levar o Ligeirão a novos eixos, trazer a modernidade da tecnologia ao alcance dos usuários.
Na outra ponta dessa equação, estamos investindo como não se via há décadas em uma completa renovação do sistema viário. São novas vias revitalizadas, novos eixos, novos binários, trincheiras, viadutos, o anel viário central, enfim, um conjunto de soluções para aumentar a fluidez e a segurança de quem se move pela cidade.
O Metrô Curitibano vem se somar a esse enorme conjunto de inovações. E vem para se transformar, desde já, em um marco de planejamento e evolução urbana.
O transporte por baixo da terra é seguro, rápido, confortável e não-poluente. O metrô vai atender, inicialmente, 400 mil curitibanos que vivem e trabalham ao longo do eixo que mais cresceu no sistema de transporte, entre a CIC-Sul e a região central da cidade.
O curitibano que embarcar no Pinheirinho descerá na Rua das Flores em menos de 25 minutos. Sem a preocupação de dirigir, sem que o seu carro emita um só grama de carbono. E, ao final do dia, voltará mais cedo para a sua família.
Na superfície, onde hoje trafegam os ônibus na canaleta, os curitibanos verão nascer um parque linear com 13,4 quilômetros de ciclovias, áreas de lazer, de esporte, de convivência. O concreto da pista que hoje suporta os ônibus vai passar a ser cenário de crianças em suas brincadeiras, das bicicletas em espaço nobre, cenário de natureza em que devolveremos aos curitibanos o melhor da sua cidade.
Com o metrô, os 110 ônibus que circulam hoje no trajeto deixarão de rodar 19,4 mil quilômetros por dia. Isso significa a redução da emissão de 8,5 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera e também a redução de três decibéis de ruído.
O metrô é, há muito tempo, um modal de transporte eficaz ao redor do mundo. É essa realidade, neste tempo de desenvolvimento do Brasil, para o qual trabalham diariamente os curitibanos, que agora conquistam o seu metrô. É, também, uma conquista que mostra o poder de articulação dos curitibanos em todos os níveis, Prefeitura, Governo do Estado, Governo Federal e sociedade civil, todos juntos, trabalhando neste importante projeto para a cidade.
Luciano Ducci, 56 anos, é médico e prefeito de Curitiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário