quinta-feira, 7 de março de 2013

Paraná tem 2,7 mil novas motoristas mulheres em 2013


Agência de Notícias do Paraná 

Um levantamento do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) revela que 2,7 mil novas motoristas mulheres conquistaram a permissão para dirigir no mês de fevereiro deste ano. Este número representa 47,7% do total de condutores com a primeira habilitação, que é de 5,6 mil. 

O número de mulheres ao volante no Paraná aumentou 7,2% em 2012 e elas já correspondem a mais de 32% do total de condutores paranaenses. Em dezembro de 2012 foram contabilizadas mais de 1,5 milhão de condutoras aptas a dirigir no Estado. 

“O crescimento do número de mulheres no trânsito é uma tendência. Elas estão aprendendo a dirigir por conta da inclusão no mercado de trabalho, para poder atender a família, para poder levar os filhos à escola. O crescimento do poder de consumo, que permite que hoje várias famílias tenham mais de um veículo também é uma justificativa”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. 

Cassia Colaço, que é estudante e tem 18 anos, está no início do processo para conseguir a permissão para dirigir. A busca pela independência é o principal motivo para virar motorista. “Não ter que depender do marido para levar e buscar dos lugares foi o que mais me motivou. Logo começarei a trabalhar e precisarei usar o carro”, conta. 

Já Daniele Gonçalvez, de 31 anos, resolveu ser motorista por exigência do trabalho. “Hoje eu vou dar entrada para pegar minha Carteira Nacional de Habilitação definitiva e estou muito feliz por isso. Além de ajudar no trabalho, eu conquistei maior liberdade e ainda posso passear com meu filho e leva-lo na escola”, comenta. 

Elizabeth Passinatto já é habilitada há 35 anos e hoje, com 55 anos de idade, é considerada a motorista da família. “Levo e busco minha filha no trabalho todos os dias, dou carona para o marido e vou para o trabalho. Durante todo o trajeto tenho observado muito o comportamento das mulheres motoristas. Muitas são nervosas, mas eu aprendi a ser tolerante e respeitar”, afirma. 

“As mulheres costumam ser mais conscientes e adotam uma postura mais segura no trânsito. A maioria não se arrisca a beber e dirigir, fazer manobras perigosas e pilotar moto sem capacete, por exemplo. A prudência feminina é modelo para os demais motoristas”, avalia o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Juan Ramon Soto Franco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário