segunda-feira, 27 de maio de 2013

Embaixador do Brasil reconhece avanços nas negociações de paz das Farc com o governo colombiano


Leandra Felipe
Correspondente Agência Brasil-EBC
Bogotá - O embaixador do Brasil na Colômbia, Antonino Mena Gonçalves, avaliou como positivos os primeiros avanços anunciados hoje (26) nos diálogos pelo fim do conflito armado entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
“Desde o início das negociações de paz, o Brasil manifestou os melhores votos de êxito para o fim do conflito”, disse Mena Gonçalves à Agência Brasil, pouco depois do anúncio do acordo sobre o tema agrário, esta tarde, pelas delegações das Farc e do governo colombiano, em Havana.
Antonino Mena Gonçalves avalia que o país vive um momento positivo de crescimento econômico e social, que poderá ser ainda melhor quando a guerra de quase meio século terminar. “Acredito que a Colômbia crescerá em um ritmo muito mais acelerado quando os recursos utilizados nesta guerra puderem ser aplicados no desenvolvimento econômico e rural do país”, disse.
Com relação ao acordo sobre a reforma rural, o embaixador também comentou que o Brasil pode aportar conhecimento para o setor agrícola colombiano. “O ponto central deste acordo parcial celebrado é a reforma agrária focada no pequeno produtor. Nós temos experiência nisso e podemos ajudar”, acrescentou.
O embaixador acredita que a cooperação entre o Brasil e a Colômbia, na área agrícola, poderá ser muito importante para “concretizar” esse acordo para o desenvolvimento rural colombiano.
Ele lembrou que, em dezembro do ano passado, os governos brasileiro e colombiano e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) celebraram um acordo de cooperação para o desenvolvimento agrário sustentável, em que o Brasil se comprometeu a apoiar o governo colombiano no fortalecimento da agricultura familiar no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário