segunda-feira, 27 de maio de 2013

Marinha disponibilizará 2.500 militares para garantir segurança na Copa das Confederações


da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Marinha do Brasil vai mobilizar entre 2 mil a 2.500 militares para o esquema de segurança que vai vigorar durante a Copa das Confederações, que ocorre no país entre os dias 15 e 30 de junho. A informação foi dada hoje (27) pelo capitão de fragata Osmar da Cunha Penha, comandante do 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais (Batalhão Riachuelo) durante o treinamento de Controle de Distúrbios Civis voltado para a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude.
O treinamento reuniu cerca de 100 militares da equipe especializada de fuzileiros navais do Complexo Naval da Ilha do Governador, sede da Divisão Anfíbia, o principal núcleo das unidades de operações da Força de Fuzileiros da esquadra. As demonstrações, abertas à imprensa, tiveram o objetivo de mostrar algumas das capacidades do Corpo de Fuzileiros Navais em situações onde for necessária a intervenção do grupo para a segurança das pessoas envolvidas no evento, inclusive atletas, e também de potencial de risco de dano ao patrimônio público ou privado.
“Foi uma pequena demonstração da capacidade dos fuzileiros navais que vão trabalhar durante a Copa das Confederações. Nós fizemos uma pequena demonstração das ações de controle de distúrbios e de prevenção e combate ao terrorismo com vistas a garantir a segurança dos eventos”, disse o capitão de fragata .
Divididas em três etapas, as ações envolveram - além da ação do Controle de Distúrbios Civis, quando foi utilizado um blindado Mowag Piranha -,  uma demonstração de um posto de controle de trânsito com simulação de vistoria aleatória de uma viatura suspeita, com imobilização e ataque de um cão da raça rottweiler; seguidos da ação de um cão farejador da raça pastor malinois, utilizado no farejamento do veículo para detectar a presença de explosivos; culminando com uma demonstração do Grupo de Retomada de Ações Especiais, que simulou o resgate de um atleta mantido refém.
O capitão disse que, do ponto de vista logístico, a Marinha está preparada para apoiar e garantir a segurança dos eventos. “As tropas estão mobilizadas, ultimando os preparativos e adestramentos específicos e, com certeza, a partir do dia 15, quando terá início efetivamente a Copa das Confederações, tudo estará 100% para o desenvolvimento da ação em caso de necessidade”.
Cunha disse que a Marinha terá, durante a Copa das Confederações, o apoio do  Grupamento Marítimo responsável pelas ações de segurança na orla marítima da cidade, com a presença de diversas embarcações da Marinha, que farão a inspeção e o patrulhamento naval ao longo da costa.
A Marinha estará presente no Rio de Janeiro, em Fortaleza e em Salvador, três das seis cidades-sede da Copa das Confederações. No caso de Salvador, a Marinha terá o comando das operações de segurança - subordinada ao Segundo Distrito Naval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário