quarta-feira, 29 de maio de 2013

PIB agropecuário reflete políticas do governo, diz ministro


da Agência Brasil
Brasília – O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, disse hoje (29) que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário reflete a resposta do setor às políticas implementadas pelo governo federal. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB do setor agrícola cresceu 17% no primeiro trimestre deste ano ante igual período de 2012, e 9,7% na comparação com o quarto trimestre do ano passado. Em nota à imprensa, Andrade destaca que os agricultures têm se beneficiado de acesso facilitado ao crédito e taxas de juros reduzidas.
De acordo com o ministro, o  Plano Safra 2013/2014, que deve ser anunciado nos próximos dias, dará ênfase à armazenagem para garantir a formação de um estoque regulador. Segundo ele, a meta é ampliar a capacidade da rede armazenadora, atualmente de 144 milhões de toneladas, até igualá-la à produção de grãos, que ficou em 166,17 milhões de toneladas na última safra. "Nossa expectativa é que essa equidade entre produção e capacidade de armazenagem seja atingida num prazo de cinco anos."
A agricultura se destacou em meio a um crescimento abaixo do esperado para a economia em geral. O PIB como um todo cresceu 0,6% no primeiro trimestre deste ano em relação ao último trimestre de 2012. No acumulado de12 meses, houve crescimento de 1,2%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário