terça-feira, 28 de maio de 2013

Unasul: Conselho Diretor do Banco do Sul será instalado dia 3


Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Conselho Diretor do Banco do Sul, que representa a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), será instalado na segunda-feira (3), em Caracas, capital venezuelana, onde funcionará a sede da instituição. A entidade deverá ter um fundo de cerca de US$ 20 milhões, oriundo de repasses dos 12 países que fazem parte do bloco. A Unasul é formada pelos seguintes países: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Guiana e  Suriname. Participam como observadores o Panamá e o México.
O objetivo de criar o banco é promover o desenvolvimento e o crescimento econômico, assim como o estímulo às obras de infraestrutura. A sede será em Caracas, mas haverá escritórios em Buenos Aires, na Argentina, e La Paz, na Bolívia.
Idealizado pelo então presidente da Venezuela Hugo Chávez, que morreu em março, o Banco do Sul pretende ser uma alternativa ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Mundial. As contribuições para o fundo deverão ser por igual, para que nenhum integrante tenha maioria.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ressaltou que o Bando do Sul surgiu como uma proposta que corresponde aos esforços da Unasul para uma “nova economia”. Maduro confirmou a instalação do conselho diretor durante a Conferência da Unasul sobre Recursos Naturais para o Desenvolvimento Integral da Região.
O ministro das Relações Exteriores, Ricardo Patiño, disse que a criação do banco é uma ferramenta importante da unidade e da consolidação de ação conjunta. A ata sobre a função da instituição foi definida em 9 de dezembro de 2007, na Argentina. Representantes da Bolívia, do Equador, Uruguai, da Venezuela, do Brasil e do Paraguai assinaram o documento.
O texto foi adaptado durante o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26 de setembro de 2009, na Ilha Margarita, na Cúpula da América do Sul e África.
*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário