quarta-feira, 26 de março de 2014

CPI da Petrobras já tem as assinaturas necessárias para sua instalação no Senado



Em comunicado feito na Tribuna,no início da noite desta quarta-feira (26), o senador Alvaro Dias anunciou que o requerimento de criação da CPI da Petrobras já possui as assinaturas necessárias para sua criação e instalação. Segundo Alvaro Dias, as 27 assinaturas necessárias para a criação de uma CPI foram alcançadas e até ultrapassadas, graças ao apoio do PSB, que além do líder Rodrigo Rollemberg, deve garantir mais três apoiamentos à comissão de inquérito (os senadores Antonio Carlos Valadares, João Capiberibe e Lídice da Mata).
No Plenário, o senador leu os nomes dos parlamentares que assinaram a CPI: Alvaro Dias (PSDB-PR), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Pedro Simon (PMDB-RS), Aécio Neves (PSDB-MG), José Agripino (DEM-RN), Cassio Cunha Lima (PSDB-PB), Mario Couto (PSDB-PA), Ana Amélia (PP-RS), Cristovam Buarque (PDT-DF), Pedro Taques (PDT-MT), Cicero Lucena (PSDB-PB), Cyro Miranda (PSDB-GO), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Ruben Fugueiró (PSDB-MS), Sergio Petecão (PSD-AC), Paulo Bauer (PSDB-SC), Lucia Vânia (PSDB-GO), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Maria do Carmo Alves (DEM-SE), Clesio Andrade (PMDB-MG), Eduardo Amorim (PSC-SE), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Vicentinho Alves (Solidariedade-TO), Wilder Morais (DEM-GO), Jayme Campos (DEM-MT).
Segundo destacou o senador Alvaro Dias, o requerimento com o pedido de criação da comissão parlamentar de inquérito se concentra em quatro fatos envolvendo a Petrobras: 1) o processo de aquisição da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA); 2) indícios de pagamento de propina a funcionários da estatal pela companhia holandesa SBM Offshore, para obtenção de contratos junto a Petrobras; 3) denúncias de que plataformas estariam sendo lançadas ao mar faltando uma série de componentes primordiais à segurança do equipamento e dos trabalhadores; 4) indício de superfaturamento na construção de refinarias, como a de Abreu e Lima em Pernambuco.
Em seu pronunciamento, o senador Alvaro Dias afirmou que o Congresso tem a responsabilidade e o dever de investigar as denúncias que pesam contra uma das maiores empresas do País, e que o fato de ser este um ano eleitoral não livra a estatal de sofrer uma apuração das irregularidades cometidas por sua diretoria. Para o senador, fiscalizar as ações da administração pública e investigar denúncias de corrupção e irregularidades é dever, responsabilidade e, mais que tudo, prerrogativa constitucional do Congresso Nacional.
“Esta empresa, que por conta de uma gestão claudicante e temerária, caiu da 12ª posição para a 120ª entre as maiores corporações mundiais, não pode deixar de ser submetida a uma espécie de auditoria pública, com a instalação de uma CPI voltada a debater a suas mazelas. A CPI terá a missão de apontar responsabilidades, irá possibilitar a responsabilização civil e penal daqueles que se envolveram nos ilícitos denunciados. Não há como o Congresso fugir a esta responsabilidade. Ou o Senado cumpre essa missão de propor transparência aos fatos para que a sociedade ofereça a sua resposta, ou permitirá o dilapidamento desse patrimônio extraordinário do povo brasileiro que é a Petrobras. Ou o Congresso cumpre o seu dever constitucional, o se apequenará diante da população neste momento crucial da vida do País”, disse o senador.

via Blog do Alvaro Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário