sexta-feira, 4 de abril de 2014

Ação do Estado ajuda frigorífico do Noroeste a ganhar mercado russo



O governador Beto Richa e o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, visitaram nesta sexta-feira (04) as instalações da empresa Frigoastra, em Cruzeiro do Oeste, no Noroeste do Estado. O frigorífico é um dos maiores exportadores de carne bovina país, com produção de 4,5 milhões de toneladas ao mês. De fevereiro até hoje, o Frigoastra exportou 55 conteineres para a Rússia. 

No encontro, o diretor-presidente da empresa, Jeremias Silva Junior, disse que depois da articulação feita pelo governador Beto Richa, quando ele, e também o secretario Ortigara, visitaram a Rússia, em maio de 2013, o Frigoastra foi habilitado a exportar seus produtos para aquele país, que é um dos principais mercados de carne.

“A articulação do governo estadual foi fundamental para abrir mercado ao nosso produto. Essa conquista foi muito positiva para a nossa empresa. Com a habilitação, em fevereiro de 2014, a exportação teve elevação de 25%. Hoje nosso recorde de exportação é para a Rússia e cada vez geramos mais empregos e desenvolvimento", disse. A empresa possui 900 colaboradores diretos e, somados os indiretos, cria 1.300 empregos na região. 

O governador Beto Richa destacou a importância do diálogo para o restabelecimento das vendas externas à Rússia. Ele esteve na Rússia durante missão ao leste europeu e à França. Em Moscou, tratou da questão do mercado para os produtos paranaenses em encontro na Embaixada do Brasil. 

A visita do governador abriu caminho para a visita técnica feita, depois, pelo secretário Norberto Ortigara, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Afonso Kroetz, e o representante da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Ronei Volpi. 

Em fevereiro último, após quase nove anos de embargos à exportação de carne bovina, o serviço veterinário russo habilitou dois frigoríficos paranaenses: além do Frigoastra, também o VPR Brasil, de Colorado. 

CONFIANÇA - Segundo o secretário Norberto Ortigara, as políticas públicas para o controle da febre aftosa no Paraná contribuíram para a confiança dos importadores de carne. "Todo grande importador faz exigências sanitárias, que são normais para garantir a qualidade da carne. O ambiente sanitário adequado, bom controle e a criação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná contribuíram para ganharmos confiança lá fora", disse. Ortigara ressaltou, ainda, que a reabertura do mercado externo do Paraná mostra que o estado tem bons controles e um ambiente adequado. 

PRODUÇÃO - O Noroeste possui o maior rebanho bovino do Estado. A farta matéria-prima, a fácil ligação com o porto e a localização estratégica em relação ao Mercosul, outro importante mercado, contribuíram para instalação do Frigoastra em Cruzeiro do Oeste. A empresa exporta cerca de 40 conteiners/mês. A produção é de 4,5 milhões de toneladas de carne ao mês. 

Fundado em 1994, o Frigoastra, segundo seu presidente, dispõe de planta moderna, com mais de 15.000 metros quadrados de área construída. 

Mais de 130 itens formam um mix de produtos em diversas linhas especiais. O relacionamento com o criador é valorizado e os animais passam por um rigoroso sistema de seleção, que inclui a melhor procedência e precocidade, sempre primando pelas boas práticas de produção. A empresa possui tecnologias modernas, que garantem maior segurança alimentar e agilidade no preparo das carnes, mantendo suas propriedades originais. É assim no sistema a vácuo e nas câmaras frias, com temperatura ideal em todo o processo. 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br ewww.facebook.com/governopr

Nenhum comentário:

Postar um comentário